Segunda edição do Beco Festival acontece em Nova Iguaçu

Evento se consolida na agenda de grandes festivais da Baixada Fluminense ao promover mistura de tribos

Foto: Gilberto Dutra
Foto: Gilberto Dutra
Uma “blockparty” (festa de rua) que promove a união entre jovens de diferentes estilos: é o Beco Festival, que acontece no domingo (21/02), no Centro de Nova Iguaçu.  Projetado originalmente para acontecer num beco, o evento tomou proporções maiores e ocupa uma rua inteira: a Getúlio Vargas, ao lado da estação de trem da cidade.
 
A primeira edição já atraiu mais de 2.000 jovens e a previsão é chegar a 5.000, mesmo debaixo de chuva: na primeira edição uma das grandes atrações foi um temporal no meio da programação, que não espantou o público.
 
Agora a missão do Beco é ainda maior: o evento se tornou uma das referências em ocupação de espaço público na Baixada Fluminense realizada por grupos independentes. “O único apoio que temos do governo é na liberação do espaço”, explica Rodrigo Caetano, da Entretere – revista de cultura marginal que junto da produtora Átame realiza o festival, contando apenas com o apoio de empresas e grupos artísticos que contribuem para a construção do festival.
 
Sobre as festas
 
BangBang – Um tiroteio musical. A festa que reúne o melhor do rap nas pistas, tanto de casas fechadas quanto de rua. Capitaneada pelo rapper Marcão Baixada, promove o encontro de crews, resgatando o entretenimento da cultura hip hop. 
Esta edição trará convidados como F2L, Leo da XVIII e DJ LN.
 
Bazinga! – A festa que reúne geeks, estilosos, rockers e hipsters para curtir muito indie e pop sob edições temáticas do universo da série americana “The Big BangTheory”. O agito vai de Nirvana (grunge rock) a Nick Minaj (R&B), atraindo um grande públicoeclético.
 
Heavy Baile – Um movimento dentro do movimento funk: o HVBLNSSPRR leva suas misturas de funk carioca com eletrônico, hip­hop, kuduro, moombahton e outras centenas de “batidões” musicais. Após se apresentar em capitais do mundo inteiro como Paris, São Paulo, Londres e Nova York, aida faltava um carimbo no passaporte: Nova Iguaçu.
 
Eclética – De Cazuza a Mister Catra, uma festa cheia de amor, inspirada na Lapa e enraizada no Arco do Teles, com edições no Vidigal e outros cantos da capital carioca. Pela primeira vez na Baixada, o agito promete agradar a absolutamente todas as tribos presentes no Beco Festival.
 
Antisocial – Nascida e malcriada em São João de Meriti, a turma desembarca em Nova Iguaçu fazendo um verdadeiro warm up com músicas para dançar sem perder a linha (como se isso fosse possível).
 
Buraco do Getúlio – O cineclube mais conhecido de Nova Iguaçu está em festa: comemorando seus 10 anos de vida, o Buraco vai abrir o Beco Festival com muita música brasileira, num clima para a família curtir numa boa. Conhecido pelas suas exibições cinematográficas e pela agregação das turmas jovens da cidade, o BG traz sua turma e seus amigos para curtir um agito diferente das suas sessões no Ananias ou na Praça dos Direitos Humanos.
 
Baile do MOF – Um verdadeiro “baile de favela”, mas com uma pegada bem diferente do tradicional funk carioca: o baile do Meeting Of Favela acontece anualmente no último sábado de novembro, integrando a da Vila Operária com artistas do mundo inteiro que se deslocam voluntariamente para grafitar toda a comunidade, localizada em Duque de Caxias. A mistura de culturas se traduz numa mescla sonora que visita todos os ritmos latinos, caribenhos e africanos – sem deixar de lado, claro, um bom maiami bass e outros gêneros do funk clássico.
 
Sobre a produção
 
Átame Produções – Produtora das festas mais conhecidas de Nova Iguaçu como Bazinga!, Laranja Mecânica e o Rock Iguaçu Festival. Começou suas atividades em 2011, trazendo à tona a cena indie da cidade. 
 
Entretere – A revista de Cultura Marginal, especializada em assuntos que não estão em cartaz. A marca vem se firmando nos bastidores da cena independente da região metropolitana carioca como agregadora de ideias e grupos. 
 
SERVIÇO
B_eco Festival 
25/01/2015 (domingo), 12h 
Festival de rua 
RuaGetúlio Vargas – Centro, Nova Iguaçu 
Ao lado da estação de trem 
Grátis 
 
Evento no Facebook:
 
Snapchat: becofestival

DEIXE UM COMENTÁRIO