Sebrae-RJ quer consolidar roteiro turístico no interior para visitantes dos Jogos Olímpicos

Niterói possibilita roteiros de um dia só inclusive para moradores dos municípios vizinhos

O Estado do Rio de Janeiro tem, naturalmente, grande potencial turístico, e o aumento do fluxo de visitantes em função dos Jogos Olímpicos é uma das muitas oportunidades para fortalecimento do turismo no interior.  De olho neste mercado e na consolidação de um  roteiro que abrange 10 municípios, os participantes do projeto Rio Serra Mar se reuniram nesta terça-feira, 15/03, para debater as estratégias do Plano de Marketing construído pelo grupo e elencar as ações que serão desenvolvidas para promoção do roteiro Rio Serra Mar.

O foco do projeto Rio Serra Mar é o fortalecimento dos pequenos negócios do entorno da Estrada Serra Mar (RJ-142), localizada entre a Costa do Sol (Casimiro de Abreu, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras e Macaé) e a Serra Verde Imperial (Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo), integrando estas regiões com o município de Niterói.

Segundo Rubens Branquinho, Diretor de Turismo da Neltur (Niterói), a divulgação do roteiro não é apenas para os turistas de fora do Estado, existe uma demanda muito grande dentro do próprio estado. “ Os moradores de Niterói, por exemplo, visitam os destinos vizinhos. Por outro lado, Niterói é a principal porta de entrada para a capital. É uma cidade acolhedora, e muitas pessoas que vão ao Rio de Janeiro, a trabalho ou lazer, preferem ficar em Niterói. O projeto trabalha para efetivar esse link entre as cidades do entorno do Rio de Janeiro”, disse ele.

Um diagnóstico apontou as vocações turísticas e os pontos favoráveis do destino, como a beleza dos atrativos naturais, localização privilegiada (proximidade da capital), infraestrutura turística, enredo histórico e cultural e calendário de eventos nos municípios.  A capacitação dos empresários e a qualificação dos empreendimentos é um dos eixos que estão sendo trabalhados.

Analista do Sebrae/RJ e gestor do projeto, Bruno Fernandes esclarece que o plano de marketing visa criar um diálogo do roteiro com o mercado, apresentando os destinos turísticos de forma integrada.  “O plano tem papel fundamental na hora de direcionar nossos esforços para fortalecer e promover o roteiro integrado, beneficiando os 400 pequenos negócios envolvidos no projeto”, afirma Fernandes.

A principal questão a ser trabalhada pelo grupo é a inter-relação dos destinos turísticos dos municípios participantes, explorando as diversas possibilidades existentes: turismo de lazer, histórico cultural, náutico, ecológico, de aventura, compras, eventos, e negócios. Para promover  o roteiro, foram criados produtos que seguem o manual de identidade visual aprovado pelos participantes. O material impresso inclui guia turístico, folders, e selo para os empreendimentos participantes. Já existe um site para divulgação do roteiro (www.serramarrio.com.br) e as redes sociais também estão sendo utilizadas – Facebook, Instagram e Google Plus (Roteiro Rio Serra Mar).

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO