Sarau recebe o livro “Dormindo no verbo” 

DivulgaçãoO Projeto Cultural Poeta Saia da Gaveta será palco, dia 10 de maio, da noite de autógrafos da obra poética “Dormindo no verbo”, de autoria da escritora Alexandra Vieira de Almeida. O evento gratuito acontece na Casa do Bacalhau, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, a partir das 19 horas. Editado pela Penalux, o livro é composto por 67 poesias que mostram a importância da percepção da palavra na construção de tudo que nos cerca.

O atual trabalho da poetisa pretende defender que a palavra ultrapassa o usual, trivial e cotidiano. “Transmito ao leitor a imagem de que o verbo, isto é, a ação, é muito valiosa para a recriação do mundo”.

– Utilizo em meus versos o universo da linguagem como expressão da vida, não somente no sentido simples, mas com complexidade. ‘Dormir no verbo’ é trazer aquilo que está no nosso interior, para o mundo, esclarecendo através da palavra – relata.

Segundo a autora, a inspiração para escrever vem além do texto. Para ela, o fio condutor da obra são suas experiências de vida e de sua vivência literária, influenciada por autores, como, por exemplo, Arthur Rimbaud, Murilo Mendes dentre outros. “Procuro ter o meu próprio estilo, criando algo diferente, que manifeste mais a influência de minha interioridade”.

Livro dormindo no verbo - horizontal

A autora:
Alexandra Vieira de Almeida é poeta, contista, cronista, resenhista e ensaísta. É Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trabalha como professora na Secretaria de Estado de Educação e tutora de ensino superior a distância na Universidade Federal Fluminense (UFF). É ainda membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni, em Minas Gerais. Também foi aprovada por unanimidade pelos Dirigentes da Litteraria Academiae Lima Barreto para o recebimento do Diploma de Distinção Literária, laurel máximo desta instituição. Após esta distinção máxima lhe foi conferido o título de Acadêmica Honorária desta Academia. Além de Dormindo no Verbo tem mais quatro livros publicados, sendo quatro de poesia e um de ensaio. Tem poemas traduzidos para o espanhol, inglês, holandês e chinês. Ganhou alguns prêmios literários. Publica suas poesias em antologias, revistas, jornais e alternativos por todo o Brasil e também no exterior.

Tem um blog de literatura que atualiza constantemente.

Endereço: www.malabarismospoeticos.blogspot.com.br.

Poeta Saia da Gaveta:
Projeto Cultural estimula a criação, a palavra-voz, a expressão performática, a catarse. Um espaço aberto para todos, frequentado por poetas, músicos, artistas plásticos, atores e afins. Produz, desde 1993, cultura no Méier: música ao vivo, poesia e outras artes. É um dos eventos mais antigos do Rio. Acontece toda segunda terça-feira do mês, de março a dezembro, das 19 às 23h, na Casa do Bacalhau, Rua Dias da Cruz 426.

Loja virtual:

http://www.editorapenalux.com.br/loja/product_info.php?products_id=397

 

DEIXE UM COMENTÁRIO