São Gonçalo Shopping apresenta exposição sobre a história das moedas

Moeda - Carolina Seild
Moeda - Carolina Seild

Até o dia 18 de agosto o São Gonçalo Shopping recebe a exposição “As moedas contam a história”.  A mostra apresenta a trajetória do dinheiro desde o seu surgimento no Brasil e no mundo com ênfase na história da numismática e no colecionismo de moedas, cédulas e medalhas.

De segunda a sábado, das 15h às 22h e domingos e feriados das 15h às 21h os visitantes viajarão na história desde o dinheiro, o escambo, passando pela a moeda mercadoria, pelas moedas nos seus mais diversos metais e papeis. O final desta viagem é com as moedas bancárias como cheques e cartões de crédito. A exposição acontece no 2 ° piso do São Gonçalo Shopping (em frente a Leader).

A mostra conta com aproximadamente 1.200 peças, entre moedas, cédulas, medalhas e objetos referentes ao estudo destes itens. Réplicas, objetos utilizados como dinheiro como sal, algodão e conchas além de painéis elucidativos dão as boas-vindas aos visitantes contando a saga do dinheiro desde o seu surgimento no mundo.

Moeda - Eduardo Hanazaki
Moeda – Eduardo Hanazaki

Destaque para a coleção de moedas brasileiras completas desde a segunda metade do século XIX e de cédulas brasileiras desde a primeira metade do século XX. Metais a serem cunhados, papéis usados para a impressão de cédulas, livros e periódicos e outros objetos fecham a exposição esclarecendo aos visitantes algumas questões e causando-lhes muito mais curiosidades do que certezas. O visitante poderá ainda apreciar toda coleção de moedas das Olimpíadas 2016, sendo elas as moedas correntes, as comemorativas de prata e as de ouro além de inúmeros álbuns e materiais para guardar as moedas!!!

O objetivo principal é divulgar bens e valores culturais da humanidade através da história do dinheiro democratizando o conhecimento gerado por essa viagem numismática, além de divertir e fomentar o surgimento de novos públicos entusiastas, colecionistas e cientistas de maneira geral. A exposição tem caráter itinerante, informativo e gratuito.

A exposição tem por finalidade ainda promover a reinterpretação da memória brasileira, de fatos e acontecimentos históricos e de brasileiros ilustres através das inscrições nos objetos, peças e documentos, consolidando-a num conjunto de informações acessíveis e bem próximas de cada um de nós, como colabora na formação e no apuro da consciência crítica dos visitantes da exposição, em particular os potenciais colecionistas.

Serviço: Exposição “As Moedas Contam a História”
Data: de 03 a 18 de agosto
Horário: segunda a sábado – 15h às 22h | domingos e feriados – 15h às 21h
Local: São Gonçalo Shopping – 2º piso – Em frente a Leader

DEIXE UM COMENTÁRIO