Samba esculhambação é o tema de clipe de Claudio Lyra

Claudio Lyra - Esparrela do Brasil
Claudio Lyra - Esparrela do Brasil

Quem ouve “Esparrela do Brasil” não acredita que a canção foi composta em 2007. Quase 10 anos se passaram e a temática continua atual: corrupção no Brasil, caos social e o famoso jeitinho brasileiro. Diferentemente do samba exaltação, que traz como símbolo a canção “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, a música de Claudio Lyra é o mais puro samba esculhambação, que tira de debaixo do tapete toda a poeira que ninguém se importou em limpar.

Composta por Claudio durante os jogos Pan Americanos de 2007, a situação da época não poderia ser mais suscetível, afinal, foi o ano ápice do “Mensalão” e também dos gastos exorbitantes para a realização do Pan. O cantor conta que a ideia para a música veio no dia da conquista da medalha de ouro do futebol feminino. Enquanto assistia a TV, viu alguém dizer algo como “espero que essa medalha de ouro sirva de consolo para as famílias desse acidente em São Paulo” – no caso, o acidente do avião da TAM, que explodiu ao pousar em Congonhas.

“O absurdo da declaração em rede nacional aliado ao sentimento de revolta por causa do escândalo do Mensalão, que estava se desenrolando, fez o título ‘Esparrela do Brasil’ pipocar na minha cabeça, assim como a ideia de fazer um contraponto ao clássico de Ary Barroso. Em 15 minutos a canção estava pronta. É talvez a única canção que fiz a partir do título, e certamente a mais conceitual de minha obra”, explica Claudio Lyra.

As canções de Claudio trazem como referências ícones da MPB como Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Rita Lee, entre outros. Ele ainda é influenciado pela música negra americana e o rock inglês. Como não poderia deixar de ser, a Bossa Nova também é uma parte muito marcante da musicalidade de Claudio, afinal, ele é sobrinho de Carlos Lyra, um dos precursores do gênero musical.

“Ele me deu conselhos preciosos no início de minha carreira, como dar a devida importância para a melodia e, principalmente, que eu deveria sempre buscar a originalidade. Recentemente nos tornamos parceiros musicais, com a canção ‘Passageiros’, um bolero que estará no próximo disco com participação dele, fazendo um dueto comigo”, adianta Claudio.

Quem também aparece no single “Esparrela do Brasil” e em todo o novo disco é o músico Vittor Santos, que produziu e arranjou o álbum inteiro juntamente de Lyra e que causou profundas transformações na realização musical do cantor. Participam também da gravação da canção os músicos Cássio Cunha (bateria), João Castilho (guitarra, violão e baixo), Gabriel Geszti (piano elétrico), Ian Moreira (percussão), Jessé Sadoc (trompete) e João Luiz Areias (trombone). Completam o time Mc Mãe, Wagner Alves, Gabriela Pasche, Priscila Luz, Pedro buarque e Dedeco no coro. A música foi gravada no Estúdio Fibra.

No clipe, a visão criativa ganhou a direção de Lucas Calmon, que também desenvolveu o roteiro com Claudio. A produção ficou a cargo de Gabriela Weeks e Maria Bulcão, e a fotografia de Stefan Hess.

Ficha técnica – Clipe “Esparrela do Brasil”
Direção – Lucas Calmon
Roteiro – Lucas Calmon e Claudio Lyra
Assistente de direção – Duda Medeiros
Produção – Gabriela Weeks e Maria Bulcão
Fotografia – Stefan Hess
Still – Lucas Ayres
Produção de elenco – Mariana Dias
Assistente de fotografia – Lucas Aguiar
Figurino – Raquel Mourão
Produção de objetos – Denyze Moreira
Assistente de Produção  – (preciso descobrir)
Eletricista – Sidão
Assistente de eletricista – (preciso descobrir)
Maquiagem e cabelo –  Marcelo Dias
Assistente de maquiagem e cabelo – (preciso descobrir)
Estúdio – Apema

Elenco
Carmem Miranda = Mariana Dias
David Luiz – Fabio Lemgruber
Pivete – Dedeco
Ladrão 1 – Juan Guimarães
Ladrão 2 – Fifo Benicasa
Político de esquerda – Maurício Sancho
Política de direita – Genilda Maria
Ambulante – MC Mãe
Índio – Wagner Alves
Gringo – Daniel Toffoli
Pirata – Marcus Izaac Teles
Frida – Lucas Ayres
Policial – Louise Ribeiro
Palhaça – Lays Ariozi
Diaba – Christiane Parreira
Anjo azul – Thiago Rosa
Bailarina – Yana Vieira
Carcará – Flávio Carvalho
Melindrosa – Evelyn Bensiman
Galinha Preta – Sabrina Fortes

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui