Saiba quais alimentos escurecem os dentes e adote algumas práticas para prevenir o escurecimento

dentesA alimentação adequada, aliada à higiene bucal são as grandes responsáveis por um sorriso saudável. Para manter os dentes sempre brancos é importante evitar o consumo em excesso de certos alimentos e adotar algumas medidas. O Dr. Paulo Zahr, da Odontocompany traz algumas dicas para minimizar o problema e aponta os inimigos de um sorriso perfeito.

O que você come influencia na conquista por um sorriso saudável, branco e bonito. Isso porque o excesso de pigmentação contida em determinados alimentos e bebidas, como café, beterraba, açaí e refrigerantes pode escurecer os dentes. Segundo o presidente e dentista da Odontocompany, rede de clínicas odontológicas, Paulo Zahr, apesar dos alimentos serem os principais responsáveis pelo escurecimento, outros fatores podem influenciar nesta questão. “O escurecimento dos dentes também pode ser causado por canal, necrose e o uso contínuo de antibióticos. Mas os alimentos são os grandes causadores deste problema”. 

O dentista afirma que não é necessário excluir os alimentos do cardápio, mas que diminuir o consumo é necessário para quem quer manter os dentes brancos. Outra ação simples que pode ser adotada para minimizar os efeitos do corante, quando não é possível escovar os dentes logo após as refeições, é fazer um bochecho com água. A medida irá ajudar a reduzir a concentração de corante nos dentes. Mas para quem já está com o dente manchado, o clareamento dental pode ser a solução. “O clareamento tem como objetivo recuperar a cor original dos dentes. “ É um dos tratamentos de estética bucal mais procurados por quem está insatisfeito com a coloração, além de ser um meio seguro e eficaz de recuperar o branco perdido”, afirma.

Existem dois tipos de clareamento, o caseiro e o realizado em consultório. De acordo com Paulo, a maioria opta por fazer em casa. O paciente recebe uma moldeira para os dentes com o agente químico e precisa da supervisão do dentista, com visitas periódicas do paciente ao consultório, durante todo o tratamento. Já para quem optar por fazer no consultório, será aplicado sobre os dentes um agente químico mais potente. Em cima do clareador é aplicada uma fonte de energia ativadora que irá promover uma intensificação do clareamento, reduzindo o tempo de tratamento em apenas uma sessão.

O dentista lista abaixo alguns alimentos e os motivos que fazem com que eles afetem o branco dos dentes.

Café – A bebida é o principal vilão quando o assunto é o escurecimento dos dentes, isso porque, a mancha pode ocorrer de imediato. O ideal é diminuir o consumo diário de café para amenizar os efeitos indesejáveis.

Refrigerante – Os refrigerantes também são grandes inimigos dos dentes brancos, principalmente os de limão e cola. Como são ácidos, podem afetar o esmalte e a dentina que mantêm o sorriso atraente.

Beterraba – Que o alimento é saudável, ninguém questiona. Mas por conter muito pigmento, além de escurecer os dentes ele pode manchar também. A dica é fazer o bochecho com água após ingerir o alimento.

Chá – Possui vários sabores e costuma agradar bastante, mas as substâncias que dão coloração à bebida podem escurecer os dentes.

Amora, Cereja e Uva – Apesar de pequenas, as frutas possuem intensa pigmentação, que podem produzir uma coloração indesejável aos dentes.

Açaí – A cor forte e escura pode causar manchas nos dentes, por isso deve-se evitar o consumo em excesso.

Vinho – Além de conter substâncias pigmentadas, como tanino e cromogênio, o vinho é bastante ácido e pode causar a perda de elementos minerais importantes.

DEIXE UM COMENTÁRIO