Ronaldo Gonçalves lança CD “Fantasia Rasgada” no Teatro Solar Botafogo

Acompanhado por 7 músicos, o cantor, compositor e cavaquinista leva ao palco 12 canções do seu primeiro álbum e clássicos do samba

Ronaldo Gonçalves
Ronaldo Gonçalves

Um dos expoentes da nova geração de sambistas, o cantor, cavaquinista e compositor Ronaldo Gonçalves (32 anos) apresenta seu primeiro álbum “Fantasia Rasgada”, dia 19 de novembro, no Teatro Solar Botafogo. O espetáculo de lançamento reproduzirá as 12 canções do CD – composto por 9 inéditas e 3 regravações -, e alguns clássicos do gênero.  Com direção de arte e roteiro assinado por Rodrigo Alzuguir, o show conta ainda com as participações especiais de Pedro Amorim, Luis Barcelos e Julião Pinheiro, filho do Paulo César Pinheiro e da Luciana Rabello.

Fruto do desejo do músico em dar voz a novos compositores e celebrar as raízes carnavalescas, “Fantasia Rasgada” passeia por composições tradicionais, como “Tô Voltando”, de Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro, e “Sofreguidão”, de Elton Medeiros e Cartola. Com produção de Rafael Mallmith, o álbum aborda, em geral, os desafios e paradoxos da relação a dois. A saudade e os desentendimentos são retratados nas canções em alguns momentos de forma mais descontraída, como em “Menti”, de Edu Tardin e Anderson Balbueno, e “Não tenho Culpa”, de Pedro Amorim e Paulo César Pinheiro, com participação do bandolinista e próprio compositor Pedro Amorim. Por outro lado, estes temas são apresentados de forma mais sensível em “Contramão”, de Maurício Carrilho e Julião Pinheiro, e “Nem eu nem você”, de Pedro Amorim e Roque Ferreira.

“É tudo muito simples: Ronaldo Gonçalves é um cantor novo lançando o seu primeiro disco. Ele é um cara simples, então canta com simplicidade e o despojamento é a marca de sua interpretação. (…) E a simplicidade é uma das maiores virtudes de um artista”, Pedro Amorim.

Sem perder o caminho do samba exaltação, o disco traz ainda “Baluartes”, de Maurício Carrilho e Vidal Assis, relembrando os antigos terreiros, com a participação do músico e produtor Paulão 7 cordas. Na canção homônima do CD, “Fantasia Rasgada”, de Luis Barcelos e Leonardo Pereira, é retratado um amor “carnavalesco”. Já em “Cordão do Encantado”, de Ronaldo Gonçalves e Iara Ferreira, há uma recordação sonora dos antigos carnavais.

O repertório foi composto por músicas que fazem parte da vida e experiência pessoal do intérprete – mas também traz uma leva espetacular de novos sambas e choros-canção entremeados ora por marcha-rancho, ora por valsa, sempre ancorados em sólida linguagem popular brasileira, ao mesmo tempo simples e requintada por essência primeira.

Ronaldo Gonçalves
Ronaldo Gonçalves

No ritmo deste batuque surge a inspiração da arte da capa, em que Ronaldo está caracterizado pelo personagem “Pierrot”, figura marcante do carnaval que sofre de amor pela Colombina. Embora, em diversos momentos do disco Ronaldo também representa o papel de “Arlequim”, outra cria do estilo teatral Commedia dellArte.

Ronaldo já teve a honra de acompanhar artistas como Monarco, Nelson Sargento, Nei Lopes, Wilson Moreira, Wanderlei Monteiro, Tantinho da Mangueira, Noca da Portela, Áurea Martins, Zé da Velha, Silvério Pontes dentre outros.

No YouTube o cantor tem um canal chamado “Violão Amigo”, no qual convida compositores da música popular brasileira contemporânea para entrevistas e colaborações musicais. 

Em 2013, foi um dos Finalistas do concurso ”Novos Bambas do Velho Samba“, realizado pelo Carioca da Gema – Lapa – RJ. No ano seguinte, participou do show ”Candeia Branca“ da cavaquinista e compositora Luciana Rabello. No show foram apresentadas canções do disco de Luciana em parceria com Paulo César Pinheiro.

Navegante desde criança, quando foi encantado pelas rodas de samba que aconteciam na casa de sua avó, em Volta Redonda, Ronaldo Gonçalves embarcou nas obras de compositores como Paulo César Pinheiro, Ataulfo Alves, Paulinho da Viola, Mauro Duarte, Nelson Cavaquinho, Cartola, Noel Rosa, entre tantos outros mestres que compõem o altar do samba. O repertório apurado, executado pelo músico dentre as rodas e casas do gênero, no Rio de Janeiro, perfuma os ambientes com o aroma dos bailes de gafieira, dos encontros festivos dos boêmios e amantes da boa música na Guanabara.

Capa - Fantasia Rasgada

Serviço

Show de Lançamento do Disco “Fantasia Rasgada” do cantor

Ronaldo Gonçalves
SITE OFICIAL: www.ronaldogoncalves. net

Data: quinta-feira, 19 de novembro de 2015.
Horário: 21h
Local: Teatro Solar de Botafogo, R. Gen. Polidoro, 180 – Botafogo,
Rio de Janeiro – RJ, 22280-005
(21) 2543-5411
Classificação etária: 16 anos
Ingressos: R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia)
Meia entrada disponível: www.ingresso.com

DEIXE UM COMENTÁRIO