Romance mistura realidade e imaginação em história envolvente

“O Livro de Cesário” será lançado nesta quinta, dia 7, na Travessa Botafogo

CapaDilemas éticos, denúncias de corrupção, barragem rompida… Parece o Brasil atual, mas “O Livro de Cesário” se passa em local e tempo indefinidos. Tudo é ficção, porém os dramas, angústias e contradições de cada personagem refletem as lutas que todo ser humano enfrenta. O coquetel de lançamento do livro será nesta quinta-feira, dia 7, às 19h, na Livraria Travessa Botafogo. 

Lançamento da Versal Editores, o livro de Jorge Hijjar, engenheiro de profissão e autor por paixão, resgata a tradição do romance, sem medo de se assumir literário. Fred, o personagem principal, é um homem solitário, incapaz de tomar decisões, cujo principal interlocutor é um diário onde registra seus infortúnios. Entre as falcatruas na empresa em que trabalha, o retorno de um antigo caso de amor e as doenças que supõe estarem tomando conta de seu corpo, Fred divide as angústias com Cesário, mentor, amigo e, acima de tudo, um cético, criador da Teoria das Verdades Funcionais. Para Cesário, as “verdades” são apenas pressupostos adequados para se alcançar objetivos desejados.

Com múltiplos personagens, a história segue em diversos planos sem deixar claro o que é realidade e o que é imaginação. Com pitadas de filosofia, astronomia e zoologia, o livro levanta questões sobre ceticismo, a pequenez do homem perante o universo e as surpresas da vida.

“É uma comédia humana que expõe medos, horrores, pesadelos, amores. Sentimentos comuns a todos nós. Com certeza os leitores se identificarão com os dilemas de cada personagem”, afirma Jorge.

Sobre o autor: Jorge Hijjar é professor, graduado e mestre em engenharia, ex-militante político, viajante e apreciador dos clássicos da literatura. Além de teses acadêmicas e artigos técnicos, já escreveu contos e poemas.

Sobre a editora: Apaixonada por publicações impressas, a Guarda-Chuva renasceu em 2010, quando foi adquirida pelo Grupo Editorial Versal. A busca por conteúdo e forma inovadores é a marca registrada dessa nova fase. Além de uma seleção de títulos de não ficção, que abordam comportamento e questões contemporâneas, também dá voz à literatura – dos clássicos à nova geração de escritores e artistas –, investindo em projetos modernos e de excelência gráfica.

Lançamento “O Livro de Cesário – O coruja de minerva”
Data: 07/04
Local: Livraria Travessa Botafogo 
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 
Horário: 19h
Preço: R$ 34,90

DEIXE UM COMENTÁRIO