Roberto Bomtempo e Miriam Freeland apresentam  “Tomo Suas Mãos nas Minhas” no Teatro Glauce Rocha

Peça baseada na correspondência de Anton Tchekhov e Olga Knipper fica em cartaz de 12 a 15 de novembro

Miriam Freeland e Roberto Bomtempo (foto: Guga Melgar)
Miriam Freeland e Roberto Bomtempo (foto: Guga Melgar)

“Tomo Suas Mãos nas Minhas” é um espetáculo comovente e apaixonante, realizado com toda a dedicação que Tchekhov merece“ Bárbara Heliodora.

Reconhecido pela crítica especializada como um dos melhores espetáculos de 2010 e indicado ao Prêmio Shell de Teatro de 2011 em quatro categorias (ator, atriz, cenário e iluminação).

Tomo Suas Mãos nas Minhas conta a história de amor entre Anton Tchekhov e Olga Knipper. O texto é baseado na correspondência amorosa dos dois: ela, uma jovem atriz iniciante; ele, um escritor renomado mais velho e já doente de tuberculose. O casal se conhece em uma leitura de A Gaivota no Teatro de Arte de Moscou. Devido ao clima gélido daquela cidade, Tchekhov passava uma boa parte do ano em Ialta, longe de Olga, que precisava permanecer em Moscou por conta dos seus compromissos com o teatro. Esta situação gerou uma intensa troca de correspondência entre os dois; ao todo, foram mais de 400 cartas durante o período de seis anos de convivência que se encerra com a morte prematura do autor.

O espetáculo mostra uma faceta da vida de um dos maiores dramaturgos da história do teatro. Essa obra possui várias camadas de compreensão, podendo ser interpretada tanto como uma história de amor, passando pelo processo de angústia e criação do autor, como um revival dos ensaios e representações do Teatro de Arte de Moscou, fundado e dirigido por Constantin Stanislavski e Vladimir Niemirovitch-Dantchenko, figuras mitológicas da dramaturgia mundial.

Estrelado pelo casal de atores Miriam Freeland e Roberto Bomtempo, é um espetáculo delicado e emocionante que tem sido extremamente bem acolhido pela crítica e pelo público. Na época da estreia no Rio de Janeiro em 2010, Bomtempo afirmou: “Estou vivendo um momento muito especial: o desafio de interpretar um personagem com o qual me identifico completamente. É um privilégio personificar Tchekhov, que era querido, digno e ético”.

Sobre a ocupação “Em Cena Para Todos” 
Idealizado pela produtora carioca Ymbu Entretenimento, o projeto “Em cena para Todos” visa à ocupação e promoção do Teatro Glauce Rocha com espetáculos e artistas renomados, além de, novos talentos das artes cênicas no país. O projeto prevê ainda oficinas de Artes Cênicas, Teatro para Jovens, Expressão corporal e dramaturgia. O objetivo é dar oportunidade a artistas já formados, e ainda, novos candidatos a seguir a profissão de ator/atriz. Um diferencial é a oficina de Teatro para Jovens, com diretores especializados e com sucessos em cartaz dentre o público.  

FICHA TÉCNICA

Texto: Carol Racamora

Direção e Adaptação: Leila Hipólito

Elenco: Miriam Freeland e Roberto Bomtempo

Iluminação: Maneco Quinderé

Cenário: Fernando Mello da Costa

Figurino: Kika Lopes

Produção: Movimento Carioca

SINOPSE: Tomo Suas Mãos nas Minhas conta a história de amor entre Anton Tchekhov e Olga Knipper. O texto é baseado na correspondência amorosa dos dois: ela, uma jovem atriz iniciante; ele, um escritor renomado mais velho e já doente de tuberculose. O casal se conhece em uma leitura de A Gaivota no Teatro de Arte de Moscou. Devido ao clima gélido daquela cidade, Tchekhov passava uma boa parte do ano em Ialta, longe de Olga, que precisava permanecer em Moscou por conta dos seus compromissos com o teatro. Esta situação gerou uma intensa troca de correspondência entre os dois; ao todo, foram mais de 400 cartas durante o período de seis anos de convivência que se encerra com a morte prematura do autor.

SERVIÇO: 

TOMO SUAS MÃOS NAS MINHAS

Local: Teatro Glauce Rocha – Av. Rio Branco, 179 – Tel: (21) 2220-0259.

Data: de 12 a 15 de novembro

Horário: Quinta, sexta e sábado, às 19h e domingo, às 18h

Ingresso: R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (meia entrada e clientes Metrô Rio)

Classificação: 14 anos

Duração: 80 minutos

Gênero: Drama

Capacidade: 202 Lugares

DEIXE UM COMENTÁRIO