Depois do grande sucesso da exposição da artista plástica Marie Mercier, o Riso Bistrô abre as portas para Jefferson Svoboda mostrar sua arte. O restaurante, conhecido por investir e receber exposições de artistas plásticos em destaque no mercado da arte contemporânea, recebe a partir do dia 14 de junho o artista, que há 25 anos se dedica à feitura de peças em cerâmica e madeira reciclada de móveis descartados. Da mesma forma que ele se inspira com as cores das cerâmicas, que surpreendem com as alterações após cada queima, e as transformações de cada objeto encontrado; quem visitar a mostra irá se encantar com a história por trás de cada trabalho e seu resultado final.

Svoboda, que passou pelo Parque Lage e pela Escola de Belas Artes da UFRJ, já expos em mostras individuais no Museu Nacional de Belas Artes, Centro Cultural dos Correios e Museu de Arte Contemporânea do Paraná, entre outros.  A última – coletiva – foi a “Força na Peruca “-, em 2015, na Caixa Econômica Federal, no Rio de Janeiro.

Divulgação

O artista exalta a permanência da cerâmica na humanidade como objeto utilitário, decorativo e de adoração artística e dedica, todo ano, parte de sua produção às cerâmicas; cada tiragem tem cerca de trinta peças exclusivas assinadas.

Já as primeiras obras em madeira surgiram também há cerca de duas décadas e vêm evoluindo de acordo com a passagem do tempo. Os objetos recolhidos do lixo são matéria-prima para suas assemblagens, construindo formas meio surrealistas, meio pós-cubistas e cheias de memórias.

Divulgação

O resultado poderá ser visto na exposição, que conta com quatorze cerâmicas realizadas em 2016, dois painéis de azulejo, duas assemblagens em madeiras e seis pinturas. A mostra fica no espaço até o dia 17 de julho, na rua Aníbal de Mendonça, 175, em Ipanema, no Riso Bistrô, onde as obras dialogam com os charmosos ambientes e parecem se sentir em casa.

Riso Bistrô
Rua Aníbal de Mendonça, 175 – Ipanema
Tel: 21478259
Horário de funcionamento:
Almoço: Sábado de 12h às 16h • Domingo de 12h30 às 19h
Jantar: 3ª à 5ª de 19h à 00h, 6ª e Sábado de 19h à 01h

DEIXE UM COMENTÁRIO