RIOgaleão e Satrápia lançam projeto “Rio Galeria”

Iniciativa reúne artistas que usaram resíduos de construções do Aeroporto Internacional Tom Jobim para criar obras de arte

Mesa e Cadeira (foto: Myrtes Mattos)
Mesa e Cadeira (foto: Myrtes Mattos)

O RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim e a Satrápia, agência carioca que visa transformar as cidades em um lugar melhor para se viver, apresentam o novo projeto “Rio Galeria”. A iniciativa reuniu artistas que usaram resíduos de construções do aeroporto para criar obras de arte. Até o dia 23 de julho, essas peças estarão expostas no Píer Sul – extensão do terminal 2 com mais de 100 mil m² e 26 novas pontes de embarque –, e parte do valor arrecadado será revertido para a comunidade da Maré. Será construído um parque para crianças todo feito com material reciclável, usando os restos das obras do aeroporto.

Esta é a primeira edição do Rio Galeria. De acordo com Myrtes Mattos, uma das idealizadoras do projeto, “o Rio Galeria é mais do que um evento de arte contemporânea e sustentável, é a solução criativa para um destino correto dos entulhos de obras”. As peças ficarão expostas todos os dias, das 13h às 22h, no Píer Sul – RIOgaleão.

Mesa (foto: Antônio Cabral)
Mesa (foto: Antônio Cabral)

Entre os artistas está Davi Rezende, membro de uma família que trabalha com sucata e responsável por dar novo significado a diversos tipos de material e que já transformou, por exemplo, um orelhão em cadeira, além de construir mesa de placas e poltrona a partir de um carrinho de bagagens. O artista José Reynaldo também faz parte da primeira edição do Rio Galeria. Ele transforma madeiras, chapas de ferro, vidro e diversos materiais em esculturas e instalações. Alexandre Aguiar transforma concreto e madeira em luminárias, mesas e vasos de plantas de grandes proporções. Por fim, o artista conhecido como Tonelada, transforma tonéis e latas de tinta em mesas e obras de arte.

De acordo com Sandro Fernandes, diretor Comercial do RIOgaleão, “esse tipo de iniciativa beneficia a todos, pois ao mesmo tempo em que apresenta ao público um trabalho inovador, que carrega em si a cultura do país e a história do artista, dá, também, a oportunidade de um profissional local se desenvolver e ter a sua arte disseminada.”

Serviço:

Rio Galeria
Data: até o dia 23 de julho
Horário: das 13h às 22h
Local: RIOgaleão – Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Píer Sul)
Endereço: Av. Vinte de Janeiro, s/nº – Ilha do Governador, Rio de Janeiro – RJ
Gratuito

DEIXE UM COMENTÁRIO