Rio terá minifestival de filmes africanos em abril

A Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) promove um minifestival de filmes africanos, nos dias 1º e 8 de abril e 6 de maio. O objetivo da mostra é arrecadar recursos para colaborar com a participação de países africanos de língua portuguesa no I Congresso de Psicanálise em Língua Portuguesa, que será realizado de 12 a 15 de maio em Lisboa. 

Os filmes “A Casa da Mãe” (2007), de François Verster, a ser exibido em 1/4, “Lobolo, o preço da noiva (2010), de Irene Norgaard, em 8/4, e “Onde a Água Encontra o Céu”(2008), de David Eberts, em 6/5, sempre às 19 horas, serão seguidos de debates abordando temas psicanalíticos e culturais envolvidos. O minifestival será apresentado na sede da SBPRJ, no Humaitá (Rua David Campista, 80). Cada doação de R$ 50,00 dará direito a três ingressos, um para cada filme. 

O I Congresso de Psicanálise em Língua Portuguesa vai reunir profissionais da área, artistas e intelectuais dos oito países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de Macau. O Congresso é uma iniciativa da Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI) e da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP), que contam com o apoio da Comissão Permanente de Intercâmbio SBPRJ-CPLP e com patrocínio da IPA (International Psychoanalytical Association). 

Programação: 

1/4 – 19h – “A Casa da Mãe” (2007), de François Verster – Duração 76 min 
 Comentadores: Eliana Claudia Ribeiro (Médica, trabalha com educação das profissões de saúde) e Sherrine Maria Njaine (Psicanalista da SBPRJ).  

 8/4 – 19h – “Lobolo, o preço da noiva (2010), de Irene Norgaard, 35 min 
Comentadores: Fernanda Marinho (Psicanalista da SBPRJ) e Mariela Becher (Professora da UERJ, vinculada a Movimentos Sociais. Suas preocupações envolvem o lugar do feminino na sociedade capitalista).       

 6/5 – 19h – “Onde a Água Encontra o Céu”(2008), de David Eberts – Duração: 1h 

Comentadores: Miguel Sayad (Psicanalista da SBPRJ) e Luiz Camillo Osório  (Professor de Estética da PUC-Rio, pesquisador do CNPQ e crítico de arte)

Informações e reservas: SBPRJ – 21 2537-1333 e 2537-1115

DEIXE UM COMENTÁRIO