Rio International Cello Encounter

22a edição do maior festival de música do país: o Rio International Cello Encounter acontece de 25 de agosto a 5 de setembro

image002Entre 25 de agosto e 5 de setembro o Rio de Janeiro – este ano capital mundial do esporte – se tornará, novamente, a capital mundial da música. A cidade irá receber o 22º Rio Cello, o festival internacional de violoncelos que há mais de duas décadas promove concertos de centenas de artistas nacionais e internacionais. Expoentes da música, dança e artes plásticas participam do evento, que alia sofisticação artística à responsabilidade social. Criado pelo músico inglês David Chew em 1994, o Rio Cello apresenta, além de concertos, espetáculos de dança, masterclasses e workshops de artes visuais, tudo inteiramente gratuito.

Teatros, centros culturais, igrejas, museus e parques são palcos do Rio Cello. Em 22 anos o festival bateu todos os recordes de público em eventos de música clássica no Brasil. Os números são impressionantes: em pouco mais duas décadas, conquistou mais de 450 mil espectadores, contou com 12 mil músicos, 850 concertos, 630 horas de workshops e masterclasses. Em 2016 músicos da Alemanha, Argentina, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Inglaterra, Noruega, Rússia e Venezuela se juntam a artistas brasileiros para realizar apresentações únicas, numa sintonia mágica com a linguagem universal da música. 

O Rio Cello, patrocinado pelo BNDES, foi idealizado em homenagem ao maestro Heitor Villa-Lobos e consolidou-se como uma grande plataforma multicultural que integra música, dança, poesia, artes plásticas e ação social. Este ano o festival fará homenagem à soprano norte-americana Martha Herr que morreu ano passado. Radicada no Brasil desde o final da década de 1970, Martha participou – interpretando as Bachianas no5 – de 20 edições do Rio Cello, ausentando-se apenas quando esteve doente. Além de intérprete, a soprano foi também pesquisadora e professora de canto na UNESP. Era doutora em música formada pelasState University of New York e Michigan State University.

Entre as atrações internacionais que se apresentarão no 22º Rio Cello estão: Abigail Stauffer (soprano – EUA); Adriana Jarvis (piano-EUA); Armen Ksajikian (violoncelo – EUA); Blas Rivera (saxofone – Argentina); Dave Haughey (violoncelo-EUA); Federico Puppi (violoncelo – Itália); Hans Twitchell (violoncelo – EUA);Stephen Katz (violoncelo – EUA); Tito Cartechini (bandoneon – Argentina) e Yaniel Matos (violoncelo – Cuba).

O Cello Dance, patrocinado pela CAIXA, chega à sua 10ª edição como uma das principais vertentes do Rio Cello. Além das apresentações durante o festival no Rio, contará com uma programação exclusiva no Teatro da CAIXA, na CAIXA Cultural Brasília em setembro. A atração reúne violoncelistas e bailarinos de formação clássica, moderna e contemporânea em coreografias criadas especialmente para o Rio Cello. Este ano também será oferecido, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, um workshop com o músico Lucas Ciavatta, fundador da técnica “O Passo”.

O Cello Tinta, patrocinado pela INVEPAR/LAMSA, abre espaço à criatividade das crianças de comunidades cariocas. Em seu quinto ano vai oferecer oficinas de arte na Vila Olímpica da Maré. O projeto une música clássica, arte e educação para mais de 200 crianças e professores, que são estimulados a expressar-se artisticamente enquanto apreciam música.

O sonho de Chew, músico inglês radicado e apaixonado pelo Brasil, além de homenagear Villa-Lobos, sua maior inspiração, é popularizar a música clássica. Levar seu poder de transformação social ao espaço público e comunidades, como a Maré e Pavão Pavãozinho. No início, era um encontro de violoncelistas, mas o projeto cresceu e hoje recebe diversos instrumentos e múltiplas linguagens artísticas. Assim, o festival alcançou com louvor seu principal objetivo que é incluir a música na vida diária de todas as pessoas e, desta forma, promover a integração social através de sua difusão assim como revelar novas e promissoras safras de artistas. 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui