Rio de Janeiro recebe a 12ª edição do Viva a Mata, de 19 a 22 de maio

Pelo 2º ano consecutivo, cidade será a sede do evento anual da Fundação SOS Mata Atlântica para a troca de experiências e sensibilização dos cidadãos sobre a importância de proteger o bioma

A cidade do Rio de Janeiro será, pelo segundo ano seguido, a sede do “Viva a Mata”. O evento da Fundação SOS Mata Atlântica chega a sua 12ª edição com a proposta de promover a reflexão sobre temas ambientais na semana em quem se comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio). Realizado de 19 e 22 de maio, sua programação inclui uma série de atividades gratuitas e abertas ao público em diversos pontos da capital fluminense, com painéis de discussão e ações de mobilização e educação ambiental.

O evento tem patrocínio do Bradesco Seguros, e conta com apoio da Fundação Roberto Marinho, Museu do Amanhã, Instituto de Desenvolvimento e Gestão, Museu de Arte do Rio, Instituto Odeon, Fazenda Culinária e TAM. A programação completa está disponível no site www.sosma.org.br/projeto/viva-a-mata/viva-mata-2016.

O Viva Mata 2016 segue com um formato versátil, que combina atrações para o público geral e reuniões técnicas. Estes encontros têm a presença de pesquisadores de diversas áreas, representantes do poder público, de órgãos estaduais e municipais de Meio Ambiente e de participantes das diversas ações e projetos promovidos pela SOS Mata Atlântica. “O Viva a Mata é um convite que fazemos para todos, desde as pessoas envolvidas diretamente em gestão ambiental até a população em geral do Rio de Janeiro, para a reflexão e a troca de experiências. Celebrar a Mata Atlântica, especialmente em um Estado que se destaca na conservação do bioma, é reconhecer a urgência de se recuperar florestas e recursos hídricos para garantir saúde e qualidade de vida nas cidades”, afirma Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação.

Programação aberta ao público              
A programação aberta ao público começa no dia 20 (sexta-feira), com o painel “O que podemos fazer pelo Meio Ambiente do Amanhã?”, entre 14h e 18h, no auditório do Museu do Amanhã. O encontro reunirá jovens que realizam iniciativas inovadoras para o meio ambiente, e atuam em áreas como a produção de alimento, moda e consumo consciente, plataformas colaborativas digitais, gestão de resíduos, ecoturismo,  clima e o próprio desenho das cidades, inspirando assim o público presente para novas atitudes. Entre os painelistas confirmados estão Marcelo Rebelo, criador do projeto Praças; Celina Hissa, fundadora da marca de bolsas Catarina Mina, que propõe produção artesanal e sustentável; Deloan M. Perini, ganhador do Prêmio Jovem Cientista em 2015 e Flávia Rêgo, presidente da Associação Peixe-boi. Para acompanhar os painéis, os interessados devem se inscrever no link https://www.sosma.org.br/projeto/viva-a-mata/viva-mata-2016/painel/ , onde encontrarão informações adicionais sobre o evento e os painelistas. As vagas são limitadas e o evento fornece certificado.

No sábado, dia 21, a universalização do saneamento básico é tema de uma mobilização promovida pela SOS Mata Atlântica e parceiros. Haverá a coleta de assinaturas nas praias em petição por esgoto tratado e por água limpa nos mares e rios brasileiros. A ação faz parte da campanha Saneamento Já (www.sosma.org.br/saneamentoja), que conta com organizações apoiadoras por todo o Brasil para chamar a atenção a um direto que é básico da população, mas que está fora da agenda de prioridade do País. Interessados podem se inscrever para serem voluntários na coleta de assinaturas. Informações no link: www.sosma.org.br/projeto/viva-a-mata/viva-mata-2016/saneamento-ja/.

O encerramento do Viva Mata 2016 será no dia 22 (domingo), com uma mobilização coletiva para o plantio de mudas em uma área do Parque Nacional da Tijuca. A ação é aberta a voluntários interessados, porém as vagas são limitadas. As inscrições estarão abertas pelo link: www.sosma.org.br/projeto/viva-a-mata/viva-mata-2016/plantio-parque/. O plantio marca a importância do Parque Nacional da Tijuca – o mais visitado do país – e dos projetos de restauração florestal da SOS Mata Atlântica. A Fundação se destaca como uma das instituições que mais contribuíram para a reabilitação da Mata Atlântica no País – desde 2000, foram plantadas mais de 36 milhões mudas, o que ocuparia uma área equivalente à da cidade de Recife (PE). Bradesco Seguros e Bradesco Cartões são as principais empresas parceiras dos projetos de restauração da Fundação, com o patrocínio de mais de 30 milhões do total de mudas plantadas.

Palestras e passeios
A programação de lazer e educação ambiental ficará por conta do projeto itinerante “A Mata Atlântica é Aqui”, mais conhecido como Caminhão da SOS Mata Atlântica, que também marca presença no Rio.

Voltadas principalmente para o público infanto-juvenil, as atividades no Caminhão começaram no dia 4 de maio, no Parque Madureira, onde o projeto fica até o dia 8 de maio com jogos educativos, exibição de vídeos, palestras sobre meio ambiente, contação de histórias, apresentações teatrais e oficinas, entre outras atrações. Entre 13 e 22 de maio, as atividades do Caminhão serão realizadas no Parque dos Patins. Interessados podem conferir a programação completa no link  www.sosma.org.br/projeto/viva-a-mata/viva-mata-2016/projeto-itinerante/.

O projeto é viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Repsol Sinopec Brasil e Volkswagen Caminhões e Ônibus. No Rio, tem o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Rio Eventos, Parque Madureira, Nave do Conhecimento, Parque dos Patins, Ciências Biológicas – Unigranrio e Instituto Ambiente em Movimento.

Serviço

Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica
Data: 19 a 22 de maio de 2016
Informações e inscrições: www.sosma.org.br/projeto/viva-a-mata/viva-mata-2016

Projeto itinerante – “A Mata Atlântica é Aqui”

Locais e horários:

– 4 a 8 de maio | Parque Madureira – Rua Parque Madureira, 2, Madureira | Quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, sábado e domingo, das 10h às 16h.

– 13 a 22 de maio |  Parque dos Patins – Av. Borges de Medeiros, s/n, Lagoa. | Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, sábado e domingo, das 10h às 16h.

Informações: projeto.itinerante@sosma.org.br