Reserva Cultural recebe o minicurso “A tela que pensa: Filosofia, cinema e excesso”

Reserva Cultural recebe o minicurso "A tela que pensa: Filosofia, cinema e excesso"

Depois de mobilizar centenas de pessoas no Cine Joia de Copacabana passando por Brasília, Salvador e outras capitais, o Projeto Filosofia & Arte realizará o minicurso “A Tela que Pensa: Filosofia, Cinema e Excesso” na cidade de São Paulo. O Reserva Cultural receberá o evento, no sábado (30/04), das 9h às 12h40, e irá destacar as ressonâncias entre a filosofia e o cinema com os professores Ana Beatriz Antunes e Luame Cerqueira.

O minicurso contará com apresentação de trechos de filmes, pinturas e músicas que serão compostos com as exposições filosóficas dos professores, inspiradas em nomes como Visconti, Herzog, Ettore Scola, Nietzsche, Bergson e Deleuze. Haverá distribuição de material de apoio, como resumos e sugestões bibliográficas.

“O curso permite um diálogo entre a obra de grandes mestres do cinema e a filosofia, mas que não se encerra nessa relação, abrindo conexões com a pintura, a música e a literatura. A paixão que os professores Ana Beatriz Antunes e Luame Cerqueira demonstram pelo assunto é contagiante e evidencia o preparo e conhecimento que ambos possuem. Como crítico, frequentar o curso me permitiu revisitar esses cineastas oferecendo um novo olhar sobre eles”, afirma Marcelo Janot, professor e crítico de Cinema.            

Assuntos que serão trabalhados
– O fato e o acontecimento: para além do que se vê
– Personagens anômalos: pessoas ou portais para o devir?
– O triunfo da vida expresso no corpo do cinema

Sobre os professores
Ana Beatriz Antunes Gomes:
Doutora em Filosofia pela Université de Toulouse II (França) e pela UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro na área de Estética e Filosofia da Arte. Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea, com ênfase em teoria do conhecimento e filosofia das ciências pela UERJ, graduada e licenciada em Filosofia pela UERJ.

Luame Cerqueira: Foi Professor Substituto da UERJ, doutorando em Filosofia pela Université de Toulouse II (França) e pela UERJ. Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea, na área de Estética e Filosofia da Arte, graduado e licenciado em Filosofia pela UERJ.

Mais informações:
Data: 30/04, sábado
Horário: 9h às 12h40
Local: Reserva Cultural, Av Paulista, 900, Térreo Baixo (entre as estações do metrô Trianon-Masp e Brigadeiro)
Público-alvo: a todos interessados, iniciantes ou iniciados, no cinema e na filosofia
Inscrições: www.filosofiaearte.com.br
Investimento: 4 parcelas de R$ 52, 45 ou 1 parcela de R$ 195, 00 ou em até 12 vezes no PAGSEGURO (com juros)

DEIXE UM COMENTÁRIO