Réptil Editora lança “O lado bom do estresse”

Autora de best seller, psicóloga Kelly Mc Gonigal ensina como o estresse pode deixá-lo mais feliz e saudável

CapaEnsinar a tirar proveito dos momentos de tensão para encarar melhor os desafios da vida é o objetivo do livro “O lado bom do estresse”, que a Réptil Editora acaba de trazer para o Brasil. Escrito pela psicóloga americana Kelly Mc Gonigal, cujo TED Talk sore o tema já atingiu mais de 10 milhões de visualizações, a publicação não pretende ser um guia para se livrar do estresse, mas sim para compreendê-lo, abraça-lo e usá-lo a seu favor.

Autora do best seller internacional “Os desafios à força de vontade”, Kelly Mc Gonigal  investigou a história do estresse para saber como foi que a medicina e a psicologia se convenceram de que ele é nocivo. “Estudei tudo que já foi dito sobre o assunto nas últimas três décadas, conversei com cientistas, pesquisadores, médicos, terapeutas e executivos e o que aprendi mudou minha forma de pensá-lo”, conta Mc Gonigal.

A ciência mais atualizada revela que o estresse pode tornar as pessoas mais fortes, espertas e bem-sucedidas. Ele ajuda a aprender e a amadurecer. Pode até inspirar coragem e compaixão. “Então, meu objetivo enquanto psicóloga da saúde mudou. Não quero mais ajudar você a desestressar, quero deixar você melhor em estresse. Essa é a promessa da nova ciência e o propósito do livro”.

A publicação mostra que quem acredita que o estresse ajuda a crescer vive mais do que quem acha que ele é nocivo. Essas pessoas tendem a ter mais energia e menos problemas de saúde. São mais felizes e produtivas no trabalho. Têm mais confiança na própria capacidade de superar esses desafios e mais facilidade de ver um sentido em circunstâncias difíceis

“O lado bom do estresse” é o primeiro livro a reunir as mais recentes descobertas cientiíficas sobre resiliência (a capacidade humana de amadurecer em situações estressantes) e o poder de transformar a realidade a partir de crenças. A autora mistura ciência, relatos e exercícios de mudança de mentalidade para compor um guia prático, divertido e marcante, que traz os seguintes ensinamentos:

  • Como cultivar uma mentalidade que abrace o estresse
  • Como o estresse pode oferecer foco e energia
  • Como o estresse pode ajudar pessoas a se conectar e se fortalecer
  • Por que o cérebro foi feito para aprender com o estresse

Estudos indicam que, quando ouvimos “Você é o tipo de pessoa que trabalha bem sob pressão”, nosso desempenho melhora em 33%. Não importa se o comentário tem fundamento ou não. O importante é que a mensagem altera o significado dos primeiros sinais de ansiedade. Em vez de indicar que vamos estragar tudo, o nervosismo é prova de que estamos prontos para brilhar.

“Quando sentir o coração acelerado e a respiração arfante repare que é o seu corpo tentando lhe dar mais energia. Se perceber sinais de tensão lembre-se de que a resposta ao estresse fornece força. Mãos suadas? Lembre-se de como foi o seu primeiro encontro amoroso — as mãos suam quando estamos perto do que queremos. Quando você muda sua mente sobre o estresse você muda também a resposta do seu corpo ao estresse”, destaca a autora.

A autora: Kelly Mc Gonigal é psicóloga e professora-doutora na Universidade de Stanford, além de autora do best-seller internacional “O poder da força de vontade”. Referência no campo da “auto-ajuda científica”, a autora dedica sua carreira a transformar pesquisas revolucionárias nas áreas médica, psicológica e neurocientífica em estratégias práticas para a saúde, felicidade e sucesso pessoal. Sua TED Talk sobre o lado bom do estresse já atingiu mais de 10 milhões de visualizações.

Serviço:

O lado bom do estresse
Auto-ajuda, bem-estar, psicologia
Réptil Editora
Autoria: Kelly Mc Gonigal
Formato: 14,0cm x 21,0cm
Páginas: 288 pp.
ISBN: 978-85-99625-63-7
Preço: R$ 39,90