Renato Janine Ribeiro lança o livro “A imprensa entre Antígona e Maquiavel”

Coordenada pelo Instituto Cultural ESPM, a obra traz onze artigos de coletânea organizada pelo autor durante suas aulas de ética na imprensa, lecionadas na pós-graduação da ESPM em Jornalismo

Renato Janine e capa do livro
Renato Janine e capa do livro

O ex-ministro Renato Janine Ribeiro lança, em 11 de março, sexta-feira, às 19h, o livro “A imprensa entre Antígona e Maquiavel – A ética jornalística na vida real das redações”, organizado pelo autor durante sua disciplina de ética na imprensa, ministrada no curso de pós-graduação da ESPM em Jornalismo, com Ênfase em Direção Editorial. O evento será realizado na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo, e contará com palestra de Renato Janine Ribeiro. Os interessados devem confirmar a presença no link www.espm.br/eticajornalistica.

Coordenada pelo Instituto Cultural ESPM, a obra traz onze artigos redigidos em resposta a uma questão levantada durante a disciplina que Renato Janine Ribeiro lecionava na ESPM. A pergunta feita aos alunos do curso foi: “Você é jornalista. Exerce um cargo de direção. Tem decisões importante a tomar. Digamos: publicar uma matéria, ou o modo como vai publicá-la, pode afetar sua credibilidade como profissional, sua autoestima como pessoa, sua posição como detentor de um cargo de confiança de seus patrões. Imagine uma matéria que possa ilustrar bem o caso e discuta (o mais importante é a discussão): como você equilibraria esses três papeis – o de profissional, o de pessoa, o de chefe?”.

O resultado do trabalho apresentado foi um conjunto de textos em que embate ético do jornalista para conjugar credibilidade e justiça é largamente ilustrado.

Renato Janine Ribeiro é professor titular de ética e filosofia política na Universidade de São Paulo (USP). Com larga experiência em política científica, foi Ministro da Educação, atuou como presidente da Comissão de Cooperação Internacional da USP e membro do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de presidir por duas vezes a Comissão de Programação Científica da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na qual também exerceu os cargos de secretário e conselheiro. Entre os temas aos quais se dedica, estão o caráter teatral da representação política, a ideia de revolução, a democracia, a república e a cultura política brasileira.

Serviço
Palestra e lançamento do livro: A imprensa entre Antígona e Maquiavel – A ética jornalística na vida real das redações, de Renato Janine Ribeiro

Inscrição para palestra: www.espm.br/eticajornalistica
Data: 11 de março de 2016
Horário: a partir das 19h
Local: Livraria Cultura – Shopping Iguatemi
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 – Jardim Europa, São Paulo

DEIXE UM COMENTÁRIO