Relaxamento: Uma proposta aplicada a qualidade de vida

Existem várias situações capazes de levar uma pessoa a estado de ansiedade e de estresse na vida moderna. A quantidade de eventos que o mundo atual apresenta, por si só, demanda mais ajustes e adaptações do que o organismo humano pode suportar. Tal realidade pode levar a uma situação que, se prolongada, acarretará em fadiga, esgotamento, incapacidade para responder adequadamente as varias situações a que estamos submetidos no dia-a-dia. O relaxamento, por produzir efeitos fisiológicos contrários aos da ansiedade, é um dos melhores antídotos do estresse. Ele reduz a excitação neuromuscular e a hiperatividade cognitiva, ajudando a pessoa a se reequilibrar e se energizar.

No livro Relaxamento: Uma proposta Aplicada a Qualidade de Vida, a psicóloga Mônica Portella aborda a importância das estratégias de relaxamento, tanto para o trabalho em psicoterapia, quanto para ajudar qualquer pessoa a se reequilibrar, administrando o estresse e obtendo maior bem estar. A autora debruça-se sobre o tema como seu objeto de estudo científico. Objetiva com ele a melhoria da qualidade de vida das pessoas, principalmente aquelas com caracteristicas ansiogênicas, tão comuns no mundo pós-moderno, onde a ansiedade limita não só o desempenho como a própria credibilidade dos sujeitos. Mônica Portella oferece conhecimentos úteis para o enriquecimento do cotidiano das pessoas, tornando-as mais eficientes e eficazes; auxilia na aquisição de idéias e modos de diminuir a tensão inicial, por exemplo, nas apresentações que se fazem hoje necessárias para o alcance do sucesso profissional. Além disso se apropria de um novo paradigma da Psicologia: a Psicologia Positiva.

A psicóloga Mônica Portella apresenta de modo simples e objetivo diversas técnicas de relaxamento, inúmeros exercicios, além de fazer correlações com o real e sugerir valiosas exposições comportamentais, que, com um pouco de treinamento pode ser aprendida por qualquer pessoa.

“Relaxamento : uma proposta aplicada de qualidade de vida” é um livro constituido de oito capítulos. O capitulo introdutório apresenta os principais conceitos sobre relaxamento.Aborda as relações entre relaxamento, estresse e ansiedade. Os cinco capítulos subsequentes aprofundam o estudo dessas técnicas de relaxamento clássicas , que trazem beneficios cientificamente comprovados, bem como suas indicações, contraindicações e recomendações. O livro traz ainda contribuições sobre estratégias de relaxamento para crianças, com exercícios adequados a essa faixa etária. Ao final de cada capítulo são sugeridos  roteiros de exercícios de relaxamento que podem ser autoaplicados ou aplicados em clientes, alunos, filhos, etc.  São discutidos também, alguns cuidados na condução de exercícios de relaxamento, na escolha apropriada das técnicas, bem como apresentados fatores que podem dificultar o relaxamento. Finalmente a autora oferece “dicas de como realizar uma gravação ou fita de relaxamento”.

Relaxamento: Uma Proposta Aplicada a Qualidade de Vida
Editado pelo Instituto Internacional de Psicologia Positiva – IIPSI+
Páginas: 112
Preço: R$ 38
Autora: Mônica Portella


 

Mônica Portella – Psicóloga, pós doutora em psicologia pela PUC-Rio, doutora em psicologia social e cognitiva pela UFRJ e mestre em psicologia social pela UFRJ. A autora foi professora em diversas universidades dentro e fora do estado do Rio de Janeiro. Ministrou palestras e workshops no Brasil e nos EUA sobre treinamento em habilidades sociais e comunicação verbal e não verbal. Conduziu diversas pesquisas na área. Autora de publicações em revistas especializadas e livros na área de comunicação (verbal e não verbal), THS, identificação da mentira e terapia cognitivo comportamental. Mônica Portella é diretora científica e de cursos de extensão e sócia fundadora do CPAF-RJ e Instituto de Psicologia Positiva IIPSI +. Atualmente trabalha com Psicologia Positiva e terapia cognitivo comportamental no Rio de Janeiro, ministra cursos, treinamentos e supervisões no CPAF-RJ. A autora é coordenadora e professora do curso de pós graduação em Terapia Cognitivo Comportamental do CPAF-RJ em colaboração com AVM e UCAM. Autora de 7 publicações na área da Psicologia Positiva e Cognitivo Comportamental.

DEIXE UM COMENTÁRIO