“Rebentação” reúne canções da parceria de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro

Novos arranjos criados pelos músicos André Grabois, Lucas Fixel e Leandro Cunha

A parceria de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro rendeu à música brasileira inúmeras pérolas, imortalizadas nas vozes de intérpretes como Maria Bethânia, Nana Caymmi e Renato Braz, além do próprio Dori. Durante os últimos 47 anos, a dupla compôs mais de 100 canções, celebrando um Brasil idílico que resiste na literatura de Jorge Amado e Guimarães Rosa, na rotina das vilas de pescadores, no frescor de novos romances.

Toda a poesia deste trabalho despertou no trio de jovens músicos André Grabois (voz), Lucas Fixel (bateria) e Leandro Cunha (violão e guitarra) o desejo de mergulhar a fundo nesse repertório. Nasceu assim o projeto Rebentação. O álbum será lançado no dia 03 de agosto em formato digital pela Tratore, com show no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. No dia 10 de agosto, o trio apresenta as canções no Solar de Botafogo.
 

André e Lucas iniciaram o projeto em 2013, ainda na Escola de Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Depois de algumas mudanças na formação, Leandro foi convidado para integrar o trio e, desde então, “Rebentação” foi tomando forma. Após algumas apresentações, foram convidados a saírem dos muros da universidade e entrar em estúdio.

O disco conta ainda com a participação do baixista Bruno Repsold e do pianista Eduardo Farias e tem nove faixas, entre elas “Saudade de Amar”, pela qual Dori e Paulo César receberam o Grammy Latino de Melhor Canção Brasileira, em 2002, e músicas da nova safra dos compositores, como Delicadeza e Marinheiragem.

“Nós trazemos formas nossas para as canções, improvisos nossos, timbres nossos. É claro que é tudo um diálogo, uma interlocução. As canções, as harmonias do Dori, tudo é nosso ponto de partida e nosso ponto de chegada. A Rebentação é esse encontro também,  o nosso encontro com eles: quando a onda deles bate na nossa praia, dá isso aí que a gente gravou. Também podemos dizer que é a nossa onda batendo na praia deles”, comenta André.

“A diferença está no ambiente sonoro, o disco possui uma identidade marcante.  Creio que alcançamos nosso objetivo, que era homenagear os compositores através do nossa perspectiva”, completa Lucas.

SERVIÇO:

Rebentação

André Grabois, Lucas Fixel e Leandro Cunha

03 de agosto, às 20 horas.

Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto

Rua do Humaitá, 163 – Humaitá

Ingressos: R$ 20 (Meia entrada para estudantes, idosos e moradores do Rio com comprovante de residência)

Classificação Livre

10 de agosto, às 21 horas

Solar de Botafogo

Rua General Góis Monteiro, 136 – Botafogo

Ingressos: R$50 (Meia entrada para estudantes e idosos)

Classificação  livre

DEIXE UM COMENTÁRIO