Rancho Português lança mix de embutidos portugueses

Degustação inclui chouriço, salpicão, morcela, farinheira e alheira

Embutidos Portugueses (foto: Tomás Rangel)
Embutidos Portugueses (foto: Tomás Rangel)

Os “enchidos”, conhecidos no Brasil como embutidos, são ícones da gastronomia portuguesa, sendo encontrados em diferentes regiões do país. Para apresentar ao carioca alguns deles, o Rancho Português lança degustação com cinco tipos de embutidos típicos da terrinha. Servido acompanhado de queijo da Serra da estrela, outro carro-chefe lusitano, o mix de embutidos será servido por tempo limitado, de 19 de maio a 19 de junho. A seleção custa R$ 69.

Embutidos portugueses do Rancho Português:

– Alheira – Embutido da região de Mirandela, no Norte de Portugal, feito com aves, pão, azeite, banha, alho e coloral. Servida frita e fatiada.

– Farinheira – feita com pimentão, coloral, vinho e gordura de porco, o embutido da região do Alentejo é curada com fumo. No Rancho Português, servida fatiada e feita na churrasqueira elétrica.

– Chouriço – feito com carne e gordura de porco, o “enchido” é encontrado em todo Portugal e pode ser servido de diversas maneiras. No Rancho Português, o chef Valentim Silva servirá fatiado, depois de ser flambado na bagaceira.

– Salpicão – da região de Trás-os-Montes, é feito com lombo de porco, vinho branco ou tinto, coloral e louro. Tem coloração castanha lara. Será servido fatiado.

– Morcela – Comum nas regiões dos Açores e do Alentejo, é feita com pedaços de carne temperada com especiarias como cominho e cravinho, sangue de porco e farinha. Será preparada pelo chef no vapor e servida fatiada.

Serviço:

Rancho Português – Rua Maria Quitéria 136, Ipanema. Tel: (21) 2287-0335/ (21) 2287-0335/ (21) 2267-0415/ (21) 2522-1159. Capacidade: 110 lugares. De segunda a quinta, das 12h às 0h30. Sexta e sábado, das 12h à 1h30. Domingo, das 12h às 23h. Cc: todos. Cd: todos. www.ranchoportuguesrio.com.br Facebook: facebook.com.br/ranchoportuguesrio   Instagram: @ranchoportuguesrio