Quinta edição do Filmambiente começa dia 27 no Rio

Retirantes

Com 65 filmes selecionados entre os melhores e mais premiados da produção mundial de audiovisual sobre questões ambientais, a 5ª edição do Filmambiente será realizada entre 27 de agosto e 3 de setembro. As sessões serão no Espaço Itaú de Cinema, no Museu do Meio Ambiente, no Oi Futuro Ipanema e nas oito Naves do Conhecimento. Todas as exibições são gratuitas e legendadas.

Além da mostra competitiva de longa e curta metragem, o Filmambiente 2015 terá uma mostra de filmes franceses – Carte Blanche FIFE – organizada pelo FIFE – Festival de Filmes Ambientais realizado há mais de 30 anos em Paris e um dos mais importantes festivais com este tema no mundo. Os filmes franceses serão apresentados no Espaço Itaú, em Botafogo.

Outras mostras são “Vida é Água”, “Natureza” e “Panorama”, que terão exibições no espaço Itaú, no Museu do Meio Ambiente e no Oi Futuro Ipanema. Haverá ainda o painel “Da horta à mesa sem sair da cidade”, onde será debatido o conceito de hortas urbanas, através da experiência de Roman Gaus,  fundador da empresa Urban Farmers, de tecnologia limpa pioneira em hortas em telhados. Estarão presentes também Renata Souto, agrônoma do Programa de Agricultura Urbana da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia e Carol Sá, do Movimento Slow Food.

O Slow Food Zona Norte vai realizar o workshop “Alimentos: Aproveitamento Total, nas Naves do Conhecimento de Triagem e Padre Miguel.

Para Suzana Amado, diretora e curadora do Filmambiente 2015, a informação é fundamental para a tomada de decisões e na escolha de opções que conduzam a um desenvolvimento sustentável, mais justo e mais equilibrado no Brasil.

Este ano, pela primeira vez, serão realizadas sessões especiais para escolas da rede pública municipal, que acontecerão no Museu do Meio Ambiente.

O júri oficial da competição de longas é formado por Myriam Gast-Loup, francesa diretora do FIFE (Festival Internacional do Filme ambiental de Paris, França), Edgar Duvivier, músico, escultor e cineasta carioca e Agostinho Vieira, jornalista com foco em meio ambiente.

O júri de curta metragem do Filmambiente 2015 será composto por Amanda Costa, Ana Beatriz Ferreira e Francisco Gabriel de Souza, alunos do projeto da OIKabun do Rio de Janeiro, escola de Arte e Tecnologia.

A Oi patrocina novamente o festival, junto com o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e o apoio cultural do Oi Futuro. Contamos ainda o apoio dos Consulados da França e Suíça, da SwissNex, do Instituto Italiano de Cultura, além da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, (RNP).

Estarão presentes nas exibições do Filmambiente alguns dos mais importantes diretores de filmes e personalidades relacionados ao tema como: Rachel Boynton, diretora de “Big Men”, produzido por Brad Pitt;  Sylvie Rokab, diretora de “Ame sua natureza”; Myriam Gast-Loup, jurada da competição de longas; Mario Isensee e Sá, diretor de “Um rio em disputa”;Matteo Bastianelli, diretor de “Mareado”; Laurence Guenoun, diretora de “Jardim da Esperança”; George Augusto, diretor de “Vai que é tua, Tafarinha”; Coti Donoso, diretora de “Quando Respiro”; Cosima Dannoritzer, diretora de “A Tragédia do Lixo Eletrônico,Paulo Adário, fundador do Green Peace Brasil, e Roman Gaus, suíço criador da Urban Farmers e palestrante do painel “Da Horta à Mesa sem sair da Cidade”, que acontece dia 1º de setembro, 18h30, no Oi Futuro Ipanema. 

A programação completa do Filmambiente está no www.filmambiente.com

 

DEIXE UM COMENTÁRIO