Psicóloga retrata os conflitos da falsa educação de abuso sexual nos casos de alienação parental

CapaIncalculáveis. Inimagináveis. Os dois adjetivos são os que melhor definem as consequências para adultos e crianças envolvidas em falsas acusações de abuso sexual. No livro “Perdas irreparáveis” a psicóloga Andreia Calçada aborda, a partir de sua experiência clinica,  uma das armas mais cruéis da alienação parental. Segundo a autora, as consequências da falsa acusação de abuso sexual se assemelham, e muito, às que acometem pessoas que realmente sofreram abuso. No livro, que já está em sua segunda edição, atualizada,  a psicóloga faz uma abordagem ampla relatando pesquisas e estudos sobre o assunto e também casos. Faz também um paralelo entre a falsa acusação e o abuso em si.

“Perdas irreparáveis” é fruto da experiência da autora  nas varas de família e no consultório. Experiência que resultou em uma visão única e privilegiada do contexto das disputas pela guarda e seus desdobramentos legais e psicológicos, objeto da Lei da Alienação Parental, sancionada em 2010.    A sua vivência com a perícia judicial de processos envolvendo famílias, conflitos relativos a guarda, visitação e acusações de abuso, entre outros, despertou a percepção de que muitas das alegações de violência sexual em conflitos familiares com disputa pelos filhos eram falsas. Isso a motivou a desenvolver uma pesquisa sobre o assunto que gerou outros dois livros:“Falsas acusações de abuso sexual: o outro lado da historia” ( lançado em co autoria em 2000) e “Falsas acusações de abuso sexual e a implantação de falsas memórias” ( 2008).

O livro atual amplia o que foi abordado nos livros anteriores alinhavando de forma mais enfática a importância da atuação dos profissionais ligados ou não ao judiciário na prevenção da Alienação Parental. A abordagem à confecção de documentos decorrentes de Avaliação Psicológica é alvo de questionamentos e orientações embasadas na experiência da autora durante estes anos em processos de tal gravidade. Assistentes Sociais, advogados, educadores, pediatras mediadores, enfim todos envolvidos com crianças e famílias possuem grande importância na mudança de processos tão lesivos a famílias e crianças. O conhecimento sobre a alienação parental e suas características é a principal ferramenta na busca desta mudança. A busca de uma convivência pacífica, e o diálogo são a semente para a pacificação social, configuradas na Guarda compartilhada e na Mediação de conflitos.

SOBRE A AUTORA

  • Andreia Calçada é psicóloga, psicoterapeuta, pós-graduada em psicopedagogia pela Universidade do Estado do RJ, especialista em Psicologia Clínica e  Psicopedagogia Clínica, especialista pelo IPUB em Neuropsicologia. Psicoterapeuta com formação em Gestalt, TCC, Ludoterapia, Hipnose Ericksoniana pelo INAP. Possui experiência de 5 anos na Equipe de Psiquiatria do Dr. Christian Gauderer. Professora de cursos de avaliação psicológica, laudos e Pareceres, alienação parental e avaliação de acusações de abuso sexual. Experiência de 13 anos em Psicologia Jurídica, como Assistente Técnica Jurídica. Mestranda em Sistemas de Resolução de conflitos na Universidade Federal de Lomas de Zamorra.  Coordenadora do III Congresso Nacional e I Internacional de alienação Parental OAB RJ. Associada do IBDFAM 
  • Mediadora. Capacitação Internacional em Divórcio Colaborativo. Organizadora e Coautora dos livros Alienação Parental e família contemporânea: Um estudo sócio jurídico volume I e um estudo psicossocial volume II – Recife – Novembro de 2015. Membro da ISFL – International society of Family law. Membro da comissão científica da Revista Digital Luso Brasileira “Alienação Parental”

Perdas Irreparáveis: Alienação Parental e Falsas Acusações de Abuso Sexual – Segunda edição atualizada

Autora: Andreia Calçada

Páginas: 150

Valor : R$ 50,00

Contato para aquisição: www.clinicaexpansao.com.br ou pelo email andreiacalcada@intermidia.net

DEIXE UM COMENTÁRIO