Psicanalista francês lança livro e faz conferências no Rio

Os Olhos da AlmaO psicanalista francês Jean-Claude Rolland fará o lançamento do livro “Os Olhos da Alma“, no dia 11 de junho, às 12h, na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ). “A palavra faz parte daquilo que designamos como ‘os olhos da alma’… imagens e palavras são os gestos da alma… a palavra dita é a condição que se requer para que a imagem interior, sinônimo da presença daquilo que ela figura, torne-se visível…”. Com estas palavras, Jean-Claude Rolland inicia este livro, voltado para a situação clínica e para a escuta analítica.

Preocupado com uma reflexão multidisciplinar, o autor busca se aproximar cada vez mais do “inconsciente humano” e da compreensão da realidade psíquica. Por sua grande liberdade de pensamento e sua sensibilidade aos movimentos da linguagem, da imagem e da sessão analítica, propõe aproximar a psicanálise de outras produções artísticas, nas quais a criatividade, recorrendo aos “olhos da alma”, busca identificar e revelar seus elementos.

Editado pela Blucher, o livro foi traduzido por Paulo Sérgio de Souza Jr, com supervisão técnica de Ana Maria Andrade de Azevedo. Miguel Calmon, presidente da SBPRJ assina a apresentação. Temas abordados no livro estarão nas duas conferências que Rolland fará na SBPRJ – “O processo comum ao sonho e à análise” e “O estado borderline” – nos dias 9 e 10. A SBPRJ fica na Rua Davi Campista, 80, Humaitá.  Informações: 2537-1115 e 2537-1333.

DEIXE UM COMENTÁRIO