Psicanálise e velhice em pauta em Friburgo 

“A clínica psicanalítica no envelhecimento” é o tema do encontro que a Associação Psicanalítica de Nova Friburgo realiza no próximo dia 22, das 9h às 12h30. As psicanalistas Cristina Amendoeira e  Miriam Fainguelernt, da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro,  e a psicóloga Camila Pires Leal, do Instituto de Psiquiatria-UFRJ, são as palestrantes do evento.  

Segundo os organizadores, a velhice continua sendo um desafio para o psicanalista nos dias atuais, destacando-se as dificuldades frente à necessidade de remanejamentos e a elaboração das perdas que essas mudanças implicam. A partir de um caso clínico, será discutido o impacto do encontro psicanalítico nessa etapa da vida – na qual permanece a capacidade de assimilar novas representações na estrutura psíquica, assim como a possibilidade de experimentar um novo sentido de identidade, de reatar contato com fontes internas de vitalidade e com partes de si mesmo deixadas para trás.  O processo de luto é um momento de transformação, propiciando o estabelecimento do equilíbrio intrapsíquico. 

Entre os tópicos a serem debatidos, destacam-se a angústia e o medo da morte, a depressão, as abordagens psicoterápicas e as adaptações no campo, as relações com o corpo e a sexualidade, gênero e trabalho – além das relações amorosas em suas possibilidades e os recursos criativos.  

Abaixo o programa e informações adicionais sobre as palestrantes. Inscrição: R$ 30,00. Outras informações podem ser obtidas no site http://www.apnf.com.br ou pelo telefone (22) 2523-1019 

PROGRAMA: 

9 h – 10h30: Mesa 1- Um caso comentado 

Miriam Fainguelernt 
Cristina Amendoeira 
Camila Pires Leal  
 
10h30- 11h – intervalo 
 
11h – 12h30: Mesa 2 – Da vida erótica e criativa no envelhecimento 
Cristina Amendoeira 
Apresentação de vídeo com Freud (envelhecido ) e As velhas damas da psicanálise  
Miriam Fainguelernt  
Camila Pires Leal  

Palestrantes: 

Miriam Fichman Fainguelernt 
Psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, SBPRJ/IPA-Associação Internacional de Psicanálise 
Representante do Comitê Psicanálise e Envelhecimento (Ageing Committe) da IPA-Associação Internacional de Psicanálise desde 2009. Uma das coordenadoras do Grupo de Estudos Envelhecimento e Psicanálise da SBPRJ. 
   
Maria Cristina Reis Amendoeira 
PhD em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental /UFRJ. 
Psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, SBPRJ/IPA-Associação Internacional de Psicanálise 
Representante do Comitê Psicanálise e Envelhecimento (Ageing Committee) da IPA-Associação Internacional de Psicanálise em 2008/2009. Uma das coordenadoras do Grupo de Estudos Envelhecimento e Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. 
Professora do Estágio Integrado em Saúde da Família e Saúde Mental da Fac. Med. Instituto de Psiquiatria/UFRJ. 
   
Camila Pires Leal 
Psicóloga. Especialista em Psicogeriatria/Instituto de Psiquiatria-UFRJ 

“A clínica psicanalítica no envelhecimento” 
Data: 22 de outubro – sábado 
Horário: 9 horas 
Local: Sede da Associação Médica de Nova Friburgo 
R. Oliveira Botelho, 22, Centro, Nova Friburgo (rua dos Chocolates Ventura)