Psicanálise e velhice em pauta em Friburgo 

“A clínica psicanalítica no envelhecimento” é o tema do encontro que a Associação Psicanalítica de Nova Friburgo realiza no próximo dia 22, das 9h às 12h30. As psicanalistas Cristina Amendoeira e  Miriam Fainguelernt, da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro,  e a psicóloga Camila Pires Leal, do Instituto de Psiquiatria-UFRJ, são as palestrantes do evento.  

Segundo os organizadores, a velhice continua sendo um desafio para o psicanalista nos dias atuais, destacando-se as dificuldades frente à necessidade de remanejamentos e a elaboração das perdas que essas mudanças implicam. A partir de um caso clínico, será discutido o impacto do encontro psicanalítico nessa etapa da vida – na qual permanece a capacidade de assimilar novas representações na estrutura psíquica, assim como a possibilidade de experimentar um novo sentido de identidade, de reatar contato com fontes internas de vitalidade e com partes de si mesmo deixadas para trás.  O processo de luto é um momento de transformação, propiciando o estabelecimento do equilíbrio intrapsíquico. 

Entre os tópicos a serem debatidos, destacam-se a angústia e o medo da morte, a depressão, as abordagens psicoterápicas e as adaptações no campo, as relações com o corpo e a sexualidade, gênero e trabalho – além das relações amorosas em suas possibilidades e os recursos criativos.  

Abaixo o programa e informações adicionais sobre as palestrantes. Inscrição: R$ 30,00. Outras informações podem ser obtidas no site http://www.apnf.com.br ou pelo telefone (22) 2523-1019 

PROGRAMA: 

9 h – 10h30: Mesa 1- Um caso comentado 

Miriam Fainguelernt 
Cristina Amendoeira 
Camila Pires Leal  
 
10h30- 11h – intervalo 
 
11h – 12h30: Mesa 2 – Da vida erótica e criativa no envelhecimento 
Cristina Amendoeira 
Apresentação de vídeo com Freud (envelhecido ) e As velhas damas da psicanálise  
Miriam Fainguelernt  
Camila Pires Leal  

Palestrantes: 

Miriam Fichman Fainguelernt 
Psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, SBPRJ/IPA-Associação Internacional de Psicanálise 
Representante do Comitê Psicanálise e Envelhecimento (Ageing Committe) da IPA-Associação Internacional de Psicanálise desde 2009. Uma das coordenadoras do Grupo de Estudos Envelhecimento e Psicanálise da SBPRJ. 
   
Maria Cristina Reis Amendoeira 
PhD em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental /UFRJ. 
Psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, SBPRJ/IPA-Associação Internacional de Psicanálise 
Representante do Comitê Psicanálise e Envelhecimento (Ageing Committee) da IPA-Associação Internacional de Psicanálise em 2008/2009. Uma das coordenadoras do Grupo de Estudos Envelhecimento e Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. 
Professora do Estágio Integrado em Saúde da Família e Saúde Mental da Fac. Med. Instituto de Psiquiatria/UFRJ. 
   
Camila Pires Leal 
Psicóloga. Especialista em Psicogeriatria/Instituto de Psiquiatria-UFRJ 

“A clínica psicanalítica no envelhecimento” 
Data: 22 de outubro – sábado 
Horário: 9 horas 
Local: Sede da Associação Médica de Nova Friburgo 
R. Oliveira Botelho, 22, Centro, Nova Friburgo (rua dos Chocolates Ventura)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui