Psicanálise & Cinema debate “Mulheres Apaixonadas”

Mulheres apaixonadasO filme “Mulheres apaixonadas”, de Ken Russell (1969), será apresentado no dia 18, às 19h, na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), em sessão seguida de debates, com Leopoldo Berenger, professor de Literatura Inglesa da PUC-RJ, e Miguel Calmon, presidente da SBPRJ. A programação faz parte do ciclo “Psicanálise & Cinema”, coordenado pelo psicanalista Luiz Fernando Gallego, e integra a discussão de temas ligados à sexualidade, em pauta nas atividades da sociedade este mês. 

“Mulheres apaixonadas” é baseado no livro homônimo escrito por D.H.Lawrence (1885-1930). O autor era contemporâneo e leitor das primeiras obras do criador da psicanálise Sigmund Freud (1856-1939) e, tal como este, foi e ainda é frequentemente acusado de supervalorizar o sexo em seus escritos. Lawrence enfrentou problemas de censura pela exposição da vida sexual de seus personagens. O livro concluído em 1916 só foi publicado em 1920.

O filme é considerado a obra-prima do diretor britânico Ken Russell (1927-2011), tendo sido indicado a dez prêmios BAFTA (o “Oscar inglês”) e a quatro prêmios da Academia de Hollywood, além de ter revelado a atriz Glenda Jackson, que recebeu o Oscar de atriz protagonista. O escândalo provocado por apresentar os atores Alan Bates e Oliver Reed em inédito nu frontal para a época (1969) não impediu a consagração do filme como obra de grande importância cinematográfica.

Para o psicanalista Luiz Fernando Gallego, que também é membro da Associação de Críticos de Cinema do RJ, “o debate sobre ‘Mulheres Apaixonadas’ será um ponto de partida para ampliar discussões de aspectos ligados à sexualidade, tanto na psicanálise como em geral, tendo como referência a vida sexual na época de Freud e de Lawrence na burguesia, na aristocracia e no operariado”. Gallego acrescenta que em abril e maio haverá exibições e debates a partir de outros dois filmes baseados em romances de H.D. Lawrence.

Projeto Psicanálise & Cinema

Filme: Mulheres Apaixonadas

18 de março – 19 horas

Taxa de manutenção: R$ 20,00

SBPRJ – Rua Davi Campista, 80 – Humaitá

Informações e reservas: 2537-1333  e  2537-1115 – sbprj@sbprj.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO