Projeto Viva a InfÂncia! proporciona intercâmbio entre a Cia dos Prazer, no Rio, e a Fundação Casa Grande, no Ceará

Oficinas transmídia de teatro, cenografia, dança, música, fotografia e cinema serão oferecidas pela Cía a fim de construir um espetáculo multimídia sobre a história dos jovens e crianças da Fundação

foto: Andrea Valente
foto: Andrea Valente

Entre os dias 17 e 29 de janeiro, será iniciado na Fundação Casa Grande – Memorial Homem do Kariri, em Nova Olinda, no Ceará, o projeto Viva a Infância!, um intercâmbio entre jovens da Cía dos Prazeres, moradores do Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro, e os jovens da Fundação.

No primeiro momento, a Cía promoverá na Fundação oficinas transmídia de teatro, cenografia, dança, música, fotografia e cinema, a fim de construir um espetáculo multimídia sobre a história dos jovens e crianças da Casa Grande.

Em março, jovens e crianças da Fundação virão para o Rio, conhecer a Cía dos Prazeres e ministrar palestras sobre protagonismo infantil nos projetos socioculturais, com objetivo de proporcionar aos cariocas o conhecimento sobre o empreendedorismo infantil inédito promovido pela Casa Grande, que é auto-gerida pelas próprias crianças e jovens da comunidade.

Serão 4 palestras gratuitas em parceria com Jongo da Serrinha, Lona da Maré, Yasmin Thayná, na Baixada, e com o Terreirão da Zona Oeste. Cada palestra/vivência terá uma exposição com fotos tiradas pelas crianças nas oficinas de fotografia e exibição de filmes produzidos na oficina de cinema, sempre com foco na Fundação Casa Grande e Cía dos Prazeres. E a vivência sempre termina com um show musical.

Todas as etapas do projeto poderão ser acompanhadas através dos blogs dos jovens participantes e, ao final do processo, realizaremos um documentário acerca de tudo que foi vivido neste intercâmbio para ser distribuído gratuitamente a todas as escolas públicas municipais, Ongs e Projetos de Infância da cidade do Rio de Janeiro.

DEIXE UM COMENTÁRIO