Projeto Trampolim recebe Buchecha no Oi Futuro de Ipanema

O mais importante representante do funk, gênero musical genuinamente carioca, é o próximo convidado de Marcus Preto

Buchecha (foto: Guto Costa)
Buchecha (foto: Guto Costa)

O projeto Trampolim, em sua temporada 2015, no Oi Futuro de Ipanema, dia 9 de dezembro, patrocinado por Oi, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, recebe seu quinto convidado. O pesquisador musical Marcus Preto vai bater um papo afetivo e descontraído com o cantor, compositor e sem dúvidas o mais importantes representante do funk carioca, Buchecha.

Buchecha começou sua carreira aos 17 anos. De família simples, teve que parar de estudar aos 13 anos para trabalhar e ajudar a família. Chegou a integrou um grupo de pagodeaté ser apresentado ao funk carioca pelo amigo de infância, Claudinho. Em 1992, Claudinho o convenceu a participar do 1° Festival de Rap do Clube Mauá representando a comunidade do Salgueiro e a partir daí, a vida de Buchecha mudou. A dupla Claudinho e Buchecha era uma das mais conhecidas de todo o país e o estilo cantado por eles disseminou o funk melody por todo país. Em 1995, a dupla alcançou a marca de um milhão e 250 mil cópias vendidas, emplacando o primeiro sucesso, “Conquista”. Nessa época Buchecha viajou o mundo fazendo shows.

Em 2002 um acidente de carro tirou a vida de Claudinho. Seis meses após a perda, incentivado por amigos, Buchecha deu continuidade à carreira. Grandes nomes da música popular brasileira já regravaram hits da dupla. Em 2002, o grupo Kid Abelha deu um toque especial a canção “Quero te encontrar”, em seu disco acústico. Em 2004, Adriana Calcanhoto realizou o lançamento de um disco voltado para o público infantil, que continha a canção “Fico assim sem você”, entoada em sua doce voz. E em 2007, Ivete Sangalo convidou Buchecha para dividir com ela o palco e os vocais nas canções “Nosso Sonho” e “Conquista”, na gravação de seu CD e DVD ao vivo no Maracanã. Em 2011, Buchecha gravou seu primeiro DVD em homenagem aos 15 anos de carreira e desde sempre segue emplacando sucessos nos dials de todo país.

O TrampoliM é um projeto musical que gira em torno das histórias de algumas canções conhecidas do grande público, àquelas que foram ‘trampolins’ para o sucesso do artista. batem um papo afetivo, descontraído e, claro, musical. 

A curadoria do projeto é da jornalista Fabiane Pereira, da Valentina Comunicação. Seu maior objetivo é abrir as portas para debates, depoimentos, conversas e entrevistas com grandes criadores e estudiosos dedicados a nossa música, discutindo a sua influência em nossa cultura além é claro de estreitar a relação do público com a história e a atualidade da música popular brasileira.

Sobre Marcus Preto
Marcus Preto é jornalista e cobre música brasileira desde 2001. Escreveu em revistas e jornais como “Rolling Stone”, “Bravo!”, “MTV”, “Época”, “Trip” e “Folha de S.Paulo”. Atualmente, produziu o novo disco da cantora Gal Costa e dirige seu show Estratosférica.

Serviço: Projeto ‘TRAMPOLIM’ com Buchecha

Data: 09 de dezembro de 2015 (quarta-feira)

Local: Oi Futuro de Ipanema – Rua Visconde de Pirajá, 54 – 3o andar – Ipanema

Informações: (21) 3131-9333

Abertura da casa: 19h

Início: 19h30

Ingressos: R$ 20 (inteira) l R$ 10 (meia)

Funcionamento da Bilheteria: de terça a sexta, das 15h às 21h, e aos sábados e domingos, das 14h às 21h.
Para ingressos de shows e espetáculos sem sair de casa, consulte on-line www.ingressorapido.com.br ou ligue para 4003-2330.

DEIXE UM COMENTÁRIO