Projeto Ninho de Livro levanta doações para alcançar crianças carentes

Objetivo é levar o projeto para dez comunidades pacificadas da cidade onde o índice de leitura é quase zero

Ninho de Livro - Vidigal
Ninho de Livro - Vidigal

No dia 3 de fevereiro, quarta-feira, a Satrápia, agência que visa transformar as cidades em um lugar melhor para se viver, vai promover um evento em parceria com a Livraria Argumento, no Leblon. Haverá bebidas, música e a participação especial da ilustradora Cris Alhadeff, que irá customizar um Ninho de Livro durante o evento. Em seguida, esse Ninho será instalado em frente à Livraria.

O objetivo do evento é arrecadar verba para instalar bibliotecas colaborativas em formato de casas de passarinho em dez comunidades pacificadas, visando a democratização do acesso à leitura e disseminação da cultura de troca. O projeto Ninho de Livro funciona da seguinte forma: a casinha é instalada com alguns livros dentro e cada pessoa que pegar um livro poderá deixar outro ali dentro. Em um ano, o projeto já distribuiu mais de onze mil livros e agora conta com o apoio de todos para levar cultura para as comunidades onde o índice de leitura é quase zero.

De acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro sobre hábitos culturais, feita em 70 cidades de nove regiões metropolitanas, sete em cada dez brasileiros não leram um livro sequer em 2014. Um dado preocupante que pode gerar resultados negativos para o país. Os preços dos exemplares cada vez mais altos dificulta o acesso à leitura por pessoas de baixa renda e o projeto visa levar o hábito para o cotidiano das pessoas através do acesso gratuito aos livros.

As comunidades serão escolhidas de maneira colaborativa, na qual quem investir no projeto também poderá votar nas comunidades que gostaria que recebessem os Ninhos. Os colaboradores também poderão escolher um brinde que varia de Ninho de Livro com arte de grafiteiros a workshops, livros, Tour no Morro Santa Teresa, aulão de passinho, entre outros.

“Recebemos muitos pedidos de pessoas que gostariam de ver nossos Ninhos em outros pontos da cidade e essa é a chance de todos que acreditam no projeto poderem contribuir com a disseminação da ideia”, comenta Renata Tasca, uma das idealizadoras do projeto Ninho de Livro.

Haverá uma pessoa responsável preenchendo os dados dos colaboradores durante o evento, entre às 18h e às 21h, mas quem quiser colaborar de qualquer canto do país, o projeto fará campanha de financiamento coletivo no site da Benfeitoria até o dia 15 de fevereiro através do site www.benfeitoria.com/ninhodelivro.

“Participar dessa iniciativa é muito além do que simplesmente colocar o projeto na rua. É fazer parte da mudança da sociedade, que está entendendo que a economia colaborativa é uma grande aliada na melhoria das nossas cidades”, conclui Myrtes Mattos, uma das idealizadoras do projeto Ninho de Livro.

Sobre a Satrápia:

Fundada em agosto de 2013 pelas sócias Myrtes Mattos e Renata Tasca, a Satrápia é uma empresa que cria ações de inovações para as cidades. “Se a cidade fosse minha, o que nela teria?”, seguindo esta ideia a empresa cria, busca, desenvolve e produz projetos socioculturais que visam melhoria nas cidades. A empresa conta com o apoio de empresas, do poder público e da sociedade para conseguir realizar esse objetivo.

DivulgaçãoServiço:

Ninho para Todos

Dia: 3 de fevereiro, quarta-feira

Horário: das 18h às 21h

Local: Livraria Argumento

Endereço: Rua Dias Ferreira, 417 – Leblon (RJ)

DEIXE UM COMENTÁRIO