Projeto cultural inédito apresenta peça teatral que une a essência das comunidades cariocas e o samba

Inédito e criativo, o projeto ISSO DÁ UM SAMBA foi elaborado a partir de improvisações teatrais e músicas sobre sambas populares. Apresentações gratuitas. Classificação livre.

foto: Guilherme Imbassahy
foto: Guilherme Imbassahy

ISSO DÁ UM SAMBA foi concebido a partir de pesquisas populares, com temáticas voltadas para comunidades. As apresentações serão realizadas em espaços alternativos ou nas ruas, levando sempre a essência das periferias cariocas. Após a apresentação, serão realizados debates com o público.

O espetáculo foi elaborado a partir de improvisações teatrais e musicais sobre os sambas populares das décadas de 60, 70 e 80. Esses sambas foram criados/veiculados pelos três embaixadores do samba marginal carioca – Moreira da Silva, Dicró e Bezerra da Silva, considerados os maiores malandros dessa geração. Ficaram conhecidos por  criarem gêneros originais e divertidos, como o samba de breque, o samba satírico e o partido alto. Eles se assemelham e se identificam por divulgarem o ‘sambandido’, transmitindo o outro lado da trincheira não declarada da guerra civil dos morros do Rio de Janeiro. Seus sambas contam histórias que trazem tipos fascinantes, fazendo um resgate e proporcionando um debate dialético entre espectadores e artistas, levando à cena situações enfrentadas pelas populações das comunidades, seus tipos, suas histórias e sua arte.

foto: Guilherme Imbassahy
foto: Guilherme Imbassahy

O universo de arquétipos cariocas, que encanta e atrai, tem muita história para contar, dentro e fora do samba. O malandro, a sogra, o pai de santo, o deputado vigarista, o dedo-duro, o corno, o dono da favela e muitos outros personagens peculiares, e que já habitam o imaginário popular há muitos anos, contarão uma história que resultará em várias, tudo isso ao som de música de qualidade. O espetáculo não é um musical, mas traz ‘as histórias que os sambas contam’  de uma forma divertida e bem contemporânea, brincando com o tempo e espaço. 

ISSO DÁ UM SAMBA faz parte do projeto FEST-FAVELA (edital Cidade Olímpica), um festival de atividades artísticas voltadas para as comunidades que terá início em junho deste ano.

ISSO DÁ UM SAMBA
Gênero: Comédia
Duração: 50 minutos

Dia 21 de maio (sábado)
Complexo do Alemão
Local: Ponto final do Teleférico do Alemão – Estação Palmeiras
Horário: 16h
Gratuito

Dia 22 de maio (domingo)
Tavares Bastos
Local: Quadra da Tavares Bastos – Rua Cruzeiro do Sul, Catete
Horário: 17h

Gratuito

DEIXE UM COMENTÁRIO