Projeto Arte na Praça

Peça teatral e oficina de criação de graça para as crianças

Contos Fadados
Contos Fadados

A Cia Teatral Milongas apresenta durante o mês de novembro o projeto ‘Arte na Praça’, que levará sessões gratuitas do infantil ‘Contos Fadados’ e oficina de criação para quatro bairros do Rio de Janeiro: Grajaú, Madureira, Catete e São Cristovão.

O evento acontece aos domingos em duas partes: das 10h às 11h apresentação do espetáculo; das 11h às 13h o ator Matheus Rebelo ensina a garotada a produzir brinquedos e instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. A brincadeira termina com uma apresentação musical comandada pelos próprios participantes.

O primeiro local a receber o projeto é a Praça Edmundo Rêgo, no Grajaú (8/11), seguido pelo Parque de Madureira (15/11), Museu da República, no Catete (22/11) e finaliza no Parque da Quinta da Boa Vista em São Cristovão (29/11).

O Espetáculo
‘Contos Fadados’, com texto e direção de Breno Sanches, é um espetáculo interativo inspirado em jogos de mesa tipo Detetive ou Scotland Yard, em que os atores são as peças do tabuleiro e os jogadores são os próprios espectadores, com um final sempre surpreendente.

A dinâmica apresentação começa com o mistério “Quem roubou o livro do autor no mundo dos contos e está destruindo as histórias tradicionais?” Os suspeitos são os personagens excluídos destes contos: Rogério Luiz, o quarto porquinho; Chato, o oitavo anão; e Isabela, a irmã da Chapeuzinho Vermelho, papeis que os atores descobrem através de um sorteio feito em cena quem irá interpretá-los naquele dia, tornando as encenações sempre diferentes.

A partir daí a criançada torna-se parte da trama e assume a função de detetive, com a tarefa de observar atenciosamente o comportamento de cada personagem e os seus motivos para sumir com o livro dos contos. Além disso, o público tem autonomia para escolher o caminho que os suspeitos vão seguir em cena, tendo como base uma tela de pano ao fundo do cenário que simula um enorme tabuleiro de jogo rústico, onde cada sugestão leva a um caminho diferente na trama.

“Há cenas ensaiadas e pinçadas de ‘Os três porquinhos’, ‘Chapeuzinho Vermelho’, ‘Branca de Neve’, ‘Pinóquio’, ‘João e Maria’, ‘João e o Pé de feijão’ e ‘Cinderela’. Mas nunca a plateia verá todas as performances em uma apresentação, somente as cenas que aparecerem dentro do caminho que o público vai escolher,” afirma Breno Sanches.

Ao final, através das pistas deixadas pelos suspeitos, a plateia, representada por um espectador que recebe o título de rei e/ou rainha da apresentação, diz quem é o culpado. Se errar, o vilão vence; se acertar, salva o mundo dos contos e suas histórias.

SINOPSE:
‘Contos Fadados’ é um espetáculo interativo inspirado em jogos de mesa tipo Detetive ou Scotland Yard, em que os atores são as peças do tabuleiro e os jogadores são os próprios espectadores. Na trama, é preciso descobrir “Quem roubou o livro do autor no mundo dos contos de fadas e está destruindo as histórias tradicionais?” Os suspeitos são os personagens excluídos destes contos: Rogério Luiz, o quarto porquinho; Chato, o oitavo anão; e Isabela, a irmã de Chapeuzinho Vermelho.  A interatividade é essencial nesta encenação. A plateia decide em vários momentos o rumo dos personagens na história.

A OFICINA
A ‘Oficina de criação de brinquedos e instrumentos musicais’ estimula a criatividade da criança ao transformar materiais reciclados (latas, garrafas pet e palitos de madeira) em novos e divertidos objetos como chocalhos, apitos e bateria. Após essa etapa da confecção, os pequenos se unem para formar um número musical utilizando suas próprias criações. Sob a orientação de Matheus Rebelo, ator e integrante da Cia com experiência recreativa, a garotada vai poder, além de brincar, aprender mais sobre musicalidade, ritmo e intensidade. E, em meio a tantos estímulos, as crianças têm contato com a concentração, coletividade e coordenação motora. 

SERVIÇO

PROJETO ARTE NA PRAÇA

Temporada: 07 de novembro a 29 de novembro de 2015

Horas:  *das 10h às 11h – apresentação do espetáculo Contos Fadados

             *das 11h às 13h – Oficina + apresentação musical dos participantes

Faixa etária: Livre:

Entrada: franca

PROGRAMAÇÃO:
Dia 08/11 – Praça Edmundo Rêgo – Grajaú.
Dia 15/11 – Parque Madureira – Madureira. (Rua Soares Caldeira, 115 – Madureira)
Dia 22/11 – Museu da República (Rua do Catete, 153 – Catete)
Dia 29/11 – Parque Quinta da Boa Vista (Avenida Pedro II, s/n – São Cristóvão).

FICHA TÉCNICA

Espetáculo CONTOS FADADOS

Direção e Dramaturgia: Breno Sanches
Elenco: Breno Sanches, Hugo Sousa e Roberto Rodrigues
Músico: Matheus Rebelo
Trilha sonora: Matheus Rebelo, Adriano Pellegrini e Roberto Rodrigues
Cenário: Elsa Romero
Figurinos: Arlete Rua
Adereços: Tuca

OFICINA E BANDA

Ministrantes e músicos: Matheus Rebelo, Roberto Rodrigues e Hugo Souza

Projeto ARTE NA PRAÇA
Realização: Cia Teatral Milongas
Produção: Pagu Produções Culturais
Assessoria de imprensa: Aquela que Divulga
Designer Gráfico: Ivi Spezani
Patrocínio: Prêmio Funarte Artes na Rua 2014

DEIXE UM COMENTÁRIO