Programação cultural no centro de São Paulo tem como tema a intersecção entre cinema e artes visuais

A artista e cineasta Kika Nicolela leva projeção de filmes, debate e workshop de dois dias ao Red Bull Station

Durante o mês de Julho, o Red Bull Station terá uma programação de três dias voltada à obra da artista e curadora independente Kika Nicolela. Mestre em artes visuais pela Universidade de Artes de Zurique, Kika já expôs seus trabalhos em importantes espaços pelo mundo, em cidades como Copenhague, Paris, Buenos Aires, Seul e Toronto.

Nos dias 12 e 13 de Julho (terça e quarta-feira), a cineasta ministrará o workshop “Negociando com a imagem: o filme de artista”, no qual pretende discutir sobre este gênero, que transita entre o cinema e a arte contemporânea. Durante os dois dias, a proposta é refletir sobre a realização e curadoria de filmes de artista e pensar nos problemas e soluções no que tange o financiamento e distribuição dos mesmos.

Além da análise de algumas de suas próprias obras e procedimentos, Kika também abordará trabalhos de artistas como Cao Guimarães, Gabriel Mascaro, Cinthia Marcelle, Omer Fast, Laure Prouvost e Ryan Trecartin.

No dia 21 de julho (quinta-feira), haverá uma projeção de quatro curta-metragens de Kika seguidos de um bate-papo com a artista. Dentre os títulos, estão o recente “Entrementes” (2016), que dialoga com a história e o espaço do Museu Judeu da Bélgica, e “Actus” (2010), que mostra um casal preso numa rotina bizarra, vivido por Caco Ciocler e Paula Picarelli.

Os dois eventos são gratuitos, mas é importante lembrar que, para participar do workshop, deve-se enviar um email para assistente.curadoria@redbull.com.br indicando no assunto “[Workshop – Negociando com a imagem: o filme de artista]” e contendo, no corpo do e-mail, nome completo + contato + breve carta de intenção e mini biografia (um pequeno parágrafo). Anote o serviço:

Imagem-Relação: Filmes de Kika Nicolela

Data: 21 de julho (quinta-feira)
Horário: 20h – 22h
Local: Auditório do Red Bull Station (Praça da Bandeira, 137 – Centro)
Ingressos: Evento gratuito – retirada de ingressos à partir das 19h.

Workshop: Negociando com a imagem – o filme de artista

Data: 12 e 13 de junho (terça e quarta-feira)
Horário: 14h – 18h
Local: Auditório do Red Bull Station (Praça da Bandeira, 137 – Centro)
Ingresso: Evento gratuito*

*Para participar, deve-se enviar um email para assistente.curadoria@redbull.com.br indicando no assunto “[Workshop – Negociando com a imagem: o filme de artista]” e contendo, no corpo do e-mail, nome completo + contato + breve carta de intenção e mini biografia (um pequeno parágrafo).

Sobre Kika Nicolela:
Bacharel em cinema pela USP e mestre em artes visuais pela Universidade de Artes de Zurique, Kika usa a câmera como ferramenta para provocar situações, relações e comportamentos. Já participou de mais de uma centena de exposições individuais e coletivas em mais de 30 países com vídeo-projeções, instalações e fotografias. Entre os espaços em que já expôs, destacam-se o MASP (São Paulo), Museu de Arte Moderna da Bahia (Salvador), Museu Ludwig (Colônia), GL Strand (Copenhagen), Museu de Arte Moderna (Buenos Aires), Parc de la Vilette (Paris), Loop Gallery (Seul) e TPW Gallery (Toronto). Entre os principais prêmios recebidos, podem ser citados o Melhor Video no FIVA Festival Internacional de Videoarte (Buenos Aires, 2012), Prêmio Funarte de Arte Contemporânea (2011), Prêmio Mostras de Artistas no Exterior da Fundação Bienal (2010) e Melhor Video no festival Videoformes (Clermont-Ferrand, 2007). Foi também indicada ao EXTRACT Young Art Prize (Dinamarca) em 2014. Como curadora, Kika Nicolela desenvolveu programas de vídeo para diversos festivais e instituições internacionais. Conheça mais: www.kikanicolela.com

DEIXE UM COMENTÁRIO