Prêmio FOCO Bradesco ArtRio apresenta os artistas selecionados da edição 2016

Premiação será na abertura da ArtRio 2016e artistas terão suas obras expostas no evento

Foram selecionados artistas de Porto Alegre, São Paulo e Itatiba

O Prêmio FOCO Bradesco ArtRio, que em 2016 chega a sua quarta edição,  apresenta os artistas selecionados pelo Comitê Curatorial. Romy Pocztaruk, Ivan Grilo e Jaime Lauriano participarão de residência e exposição em três importantes instituições do cenário atual, além de terem seus trabalhos expostos na ArtRio já este ano.

 A premiação dos artistas acontecerá no dia 28 de setembro, dia da abertura da feira para convidados, no estande especial do Prêmio, às 16 horas. Os três premiados receberão bolsas para se dedicarem exclusivamente as suas pesquisas durante os períodos de residência.

 A seleção dos vencedores é feitapor um Comitê Curatorial independente com a direção do curador do Prêmio, Bernardo Mosqueira, e representantes de cada uma das instituições parceiras; Consuelo Bassanesi (Despina/ Largo das Artes), Samantha Moreira (Chão Luiz) e Pablo León de la Barra (Casa Wabi).

Artistas selecionados:

Romy Pocztaruk
Residência Despina / Largo das Artes – Rio de Janeiro – responsável Consuelo Bassanesi

Natural de Porto Alegre (RS), onde vive, a artista é mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu trabalho lida com simulações e com a posição a partir da qual o artista interage com diferentes lugares, e com as relações possíveis a partir do cruzamento de diferentes campos e disciplinas (como ciência e comunicação) com o campo da arte, gerando resultados poéticos em diferentes meios e suportes.

Sua proposta para a residência é produzir uma reflexão crítica sobre as relações entre Arte, Ciência e Magia, principalmente as estratégias utilizadas nestes campos para a produção de imagens. Entre os objetivos está aproximar os procedimentos utilizados nestas áreas, demonstrando estratégias imagéticas e conceituais estabelecidas por cada campo. Serão pesquisados rituais xamânicos, manuais científicos e pesquisas artísticas que cruzam essas disciplinas com a intenção de produzir trabalhos que partem de experiências científicas e mágicas como produção e compreensão de novas realidades.

Ivan Grilo
Residência Chão SLZ – São Luís do Maranhão – responsável Samantha Moreira

Ivan Grilo vive e trabalha em Itatiba, no estado de São Paulo. É graduado em Artes Visuais pela PUC-Campinas (2007). O artista já tem obras nos acervos das instituições: Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro/Coleção Gilberto Chateaubriand e Fundação Bienal de Cerveira, entre outros.

 Ivan Grilo apresentou ao Prêmio FOCO Bradesco ArtRio 2016 a proposta do trabalho “Segundo Estudo para Baía de um Mar Inteiro”, que tem como base parte da história da cidade do Rio, com a chegada dos escravos ao cais do Valongo, e a história popular de Chico Rei com a origem da congada. O trabalho traz uma instalação, com narrativa não linear, onde essas duas histórias se cruzam.

Jaime Lauriano
Residência Casa Wabi – México , estado de Oaxaca – responsável Pablo León de La Barra

Natural de São Paulo, o artista é formado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2010). Com trabalhos marcados por um exercício de síntese entre o conteúdo de suas pesquisas e estratégias de formalização, Jaime Lauriano nos convoca a examinar as estruturas de poder contidas na produção da História.

 Seu projeto “O que nos une nos separa – Lo que os une nos separa” quer colocar em questão a conformidade com que os habitantes das Américas lidam com o processo histórico de colonização do continente, com as imposições feitas pelos colonizadores europeus. Uma análise sobre os reflexos do período colonial na formação da estrutura social, econômica e política da região e a reflexão de como a produção artística contemporânea lida com esse processo.

SERVIÇO
Data: 29 de setembro a 02 de outubro (quinta-feira a domingo)
Horários: de quinta a sábado das 13h às 20h, domingo das 13h às 19h
Preview para convidados – 28 de setembro (quarta-feira)
Venda de ingressos: http://www.compreingressos. com/ e bilheteria do local
Preço: R$ 30 / R$ 15
Local: Píer Mauá – Av Rodrigues Alves 10 – RJ – Entrada entre os armazéns 1 e 2

NÃO HAVERÁ ESTACIONAMENTO NO LOCAL
Não haverá serviço de valet no local.

DEIXE UM COMENTÁRIO