Prefeitura do Rio inaugura VLT Carioca e passeio público da Rio Branco

Divulgação Prefeitura do RJ

O Veículo Leve sobre Trilhos  (VLT) e o passeio público da Avenida Rio Branco serão inaugurados neste domingo (3). As duas obras mudam o cenário de mobilidade e ambiência do Centro do Rio de Janeiro.

Rápido, sustentável e moderno, com rede de 28 Km, o VLT vai integrar todos os meios de transporte do Centro e da Região Portuária como as barcas, o metrô, o trem, ônibus, rodoviária, aeroporto, teleférico, terminal de cruzeiros marítimos e, mais tarde, o BRT Transbrasil.

Na inauguração do VLT, a Avenida Rio Branco será fechada integralmente das 8h às 18h e se transformará numa grande área de lazer para quem for conferir o resultado de duas grandes obras da Prefeitura do Rio de  Janeiro. 

Segundo o planejamento da prefeitura, o VLT Carioca inicia a operação de forma progressiva para que a população se acostume ao movimento de circulação dos bondes.

O novo passeio público da Avenida Rio Branco alterou uma das avenidas mais movimentadas do Centro, entre a Avenida Nilo Peçanha e a Rua Santa Luzia e abrange 14,4 mil metros quadrados, dos quais 9 mil m² de área de convivência ao longo de seus 600 metros. O local ganhou 35 árvores, 1.620 m² em canteiros verdes, bicicletários, 70 bancos e nova iluminação pública.

A área de grande movimento passa a oferecer aos frequentadores do Centro um espaço de circulação exclusiva para pedestres, ciclistas e para o VLT ao longo do caminho cercado de prédios históricos como o Theatro Municipal, o Museu Nacional de Belas Artes e a Biblioteca Nacional.

A prefeitura montou esquema especial de trânsito e transportes para o fechamento de toda a Avenida Rio Branco, das 8h às 18h deste domingo, que funcionará como área de lazer entre o Aterro do Flamengo e a Orla Prefeito Luiz Paulo Conde.

As linhas de ônibus que circulam pela Avenida Rio Branco serão desviadas para a Avenida Passos. Painéis de mensagens e 55 operadores de trânsito da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal orientarão os motoristas.  

 

DEIXE UM COMENTÁRIO