Praça da Leitura – Abertura na E. M. Camilo Castelo Branco (Jardim Botânico)

Entrada franca

A edição da Praça da Leitura 2016 tem como tema a sustentabilidade. A partir de 23 de maio, o projeto estará de volta em quatro escolas municipais do Rio de Janeiro: Camilo Castelo Branco(Jardim Botânico), Albert Schweitzer, Senador Correia e José de Alencar (Laranjeiras). Com uma equipe de arte-educadores e contadores de histórias, que estarão distribuídos em três tendas com oficinas, a Praça da Leitura continua no incentivo da formação de leitores.

  1. Oficina de Interação com o Livro: são realizadas rodas de leitura, intercâmbio entre leitores, entre outras atividades.
  2. Oficina de Histórias: o participante exercita sua criatividade criando, contando ou ouvindo histórias.

III. Oficina de Criação do Livro: o participante cria um livro em grupo de forma colaborativa, descobrindo que ao seu redor podem existir histórias e personagens interessantes.

Desde 2002 a Praça da Leitura é realizada para crianças e jovens, moradores de comunidades de diversos bairros do Rio. Neste ano serão beneficiadas cerca de 1000 crianças e jovens que nas oficinas terão que criar livros e histórias com o tema “SUSTENTABILIDADE”.

A  E. M. Camilo Castelo Branco foi escolhida para abertura da Praça da Leitura numa espécie de homenagem ao trabalho que vem realizando para a formação de leitores, que já resultou diversos prêmios. Os participantes das oficinas serão incentivados ao trabalho de reaproveitamento de livros usados. Um novo livro com recortes e colagens será feito pelos próprios integrantes com a intenção de também valorizar o livro desde sua confecção.

_ Nosso objetivo é motivar os participantes a pensarem no seu entorno e como podem contribuir para a sustentabilidade, não só da sua localidade mas de todo o planeta, diz Graça Gomes, produtora e diretora da Alternativa Cultura.

PRAÇA DA LEITURA
No acervo renovado de 600 livros voltados ao público infanto-juvenil, encontra-se clássicos da literatura brasileira e universal ao lado dos famosos blockbusters como “Jogos Vorazes”, “Harry Porter” e “Diário de Um Banana”, entre outros.

A Praça da Leitura é um projeto sociocultural para crianças e jovens que visa o alinhamento da cultura com a educação, favorecendo escolas públicas do Rio de Janeiro. A proposta está focada no desenvolvimento humano de crianças e jovens, moradoras de comunidades de baixo IDH ou com pouco acesso à arte e a cultura.

Realizado desde 2002, o projeto utiliza o livro como instrumento fundamental de inserção social, busca incentivar a formação e manutenção de leitores, estimular a criatividade, desenvolver a narrativa, praticar conceitos de cidadania e colaboração, respeito ao meio ambiente, além de divulgar a literatura e os livros infantis e juvenis de qualidade.

São sempre beneficiadas no mínimo cerca de 400 crianças/jovens de quatro escolas selecionadas da Rede Pública Municipal de Ensino, através de processos educativo-culturais apresentados com continuidade durante o ano letivo, na forma de três oficinas – Oficina de Interação com o Livro, Oficina de Contadores de Histórias e Oficina de Criação do Livro.

Acreditamos que, por intermédio da prática integrada das linguagens artísticas e culturais, possamos desencadear nas crianças e jovens o interesse pelos livros, pela leitura e pela construção de narrativas. Tudo isso, certamente, irá facilitar sua comunicação com o mundo, além de possibilitar-lhes vivências afetivas, criadoras, lúdicas, inventivas e prazerosas dentro do universo dos livros – diz Graça Gomes, idealizadora do projeto Alternativa Cultura.

Maiores informações:

http://www.pracadaleitura.com.br/

EQUIPE
Direção Geral: Graça Gomes
Arte-educadores: Alex Andrade, Fábio Guará e Natália Natalino
Direção de Produção: Miguel Gomes
Design Gráfico e Web: Elpidio Duarte

SERVIÇO
Estreia dia 23 de maio
Horário: das 8h às 12h
Local: E.M. Camilo Castelo Branco
Rua Pacheco Leão, 1004 – Jardim Botânico
ENTRADA FRANCA
info@alternativacultura.com.br
Realização: Alternativa Cultura – RJ
Patrocínio: SeaDrill
Programa de Fomento à Cultura Carioca da Secretaria Municipal de Cultura.

1 COMENTÁRIO

  1. Quando se descobre o verdadeiro prazer de ler, as pessoas se tornam mais conhecedoras de si mesmas e do mundo a sua volta. Uma transformação incrível na vida de muita gente acontece ao se ler um livro. somlivros.weebly.com

DEIXE UM COMENTÁRIO