Pousada Literária hospeda autores premiados e Livraria das Marés tem programação especial

Livraria das Marés (foto: Selmy Yassuda)
Livraria das Marés (foto: Selmy Yassuda)

Amanhã, a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) chega a sua 14ª edição e, como não poderia deixar de ser, a Pousada Literária hospeda um seleto grupo de autores premiados. Entre eles, a escritora e jornalista bielorrussa ganhadora do prêmio Nobel de Literatura de 2015, Svetlana Aleksievitch. Além disso, a Livraria das Marés, propriedade da pousada, recebe, até o último dia de festa, 03 de julho, uma série de eventos e tardes de autógrafos.

Programação:

01 de julho, 18hs (sexta-feira): Autógrafos Jorge Caldeira, autor de 101 brasileiros que fizeram história. Editora Sextante.

02 de julho, 15h (sábado): Shakespeare 400 anos, um olhar brasileiro – debate com alguns autores. Editora Janeiro.

02 de julho, 18h (sábado) – Armadilha para Ana Cristina – bate-papo com o autor Sérgio Alcides. Editora Verso Brasil.

03 de julho, 11h (domingo) – Bate-papo com Flavia Lins e Silva – conversa sobre livros infantis. Editora Zahae.

Autores hospedados na Pousada:
Assim como a Svetlana Aleksievitch, estão hospedados na Pousada Literária: Kate Tempest, primeira a vencer com menos de quarenta anos o Ted Hughes Award, que premia a inovação na poesia britânica. Valeria Luiselli, que, além de escrever ensaios e obras de ficção, colabora com outros artistas em projetos multidisciplinares. Alvaro Enrigue, premiado autor de quarto romances e dois livros de contos. Teve suas obras traduzidas para vários idiomas incluindo alemão, inglês e francês. Ramon Nunes Mello poeta, escritor, jornalista e ativista dos Direitos Humanos. Apontado como um herdeiro contemporâneo da contracultura literária dos anos 1970 e 80. Armando Freitas Filho,  organizador da obra de Ana Cristina César, homenageada da FLIP este ano. Irvine Welsh,   romancista e roteirista escocês, autor do polêmico sucesso Trainspotting. Maria Esther Maciel, autora de O livro de Zenóbia, finalista do prêmio Portugal Telecom de 2005. Helen Macdonald, escritora inglesa e naturalista, conhecida pela obra “H is for Hawk”, que ganhou em 2014 o Prêmio Samuel Johnson e Award Costa Book.

Livraria das Marés (foto: Selmy Yassuda)
Livraria das Marés (foto: Selmy Yassuda)

Sobre a Pousada Literária:
Ocupando um espaço nobre da cidade, o empreendimento é administrado pelo grupo que também está à frente do Hotel Solar do Império, em Petrópolis, e da Pousada Tankamana, em Itaipava. Batizada  em homenagem à tradicional Festa Literária de Paraty, a pousada é também a hospedagem oficial do evento, acolhendo escritores convidados.

A Pousada Literária chama atenção pelo bom gosto da decoração, o conforto das acomodações e o atendimento personalizado. Além disso, tem uma biblioteca com títulos escolhidos pelo mesmo curador da Flip, o jornalista Miguel Conde. Para quem preferir a leitura no conforto do seu quarto, a pousada oferece em todas as suítes um cantinho especial, com poltronas e sofás confortáveis ladeados por luminárias orientáveis e uma pequena seleção de livros à disposição. Ao lado da cama, além do cardápio de room service, há também um cardápio de livros, para os que quiserem optar por outros autores.

Sobre a Livraria das Marés:
A livraria, instalada em um casarão histórico vizinho à pousada, tem 200 metros quadrados e abriga cerca de quatro mil livros. O projeto tem a assinatura da arquiteta Bel Lobo, que fez do espaço, além de uma linda e completa livraria, um ponto de encontro aconchegante, charmoso e confortável, como pede a cidade tombada pelo IPHAN e considerada patrimônio nacional.

No segundo andar, Bel fez um espaço multiuso que serve para wokshops, apresentações musicais e palestras sempre em sintonia com o calendário de eventos culturais da cidade. O mobiliário é contemporâneo, mas o piso de madeira é original do casarão histórico. Em um dos cantos da Livraria das Marés, o visitante encontra uma cafeteria com menu elaborado e delicioso.

Serviços:

Livraria das Marés: Rua Tenente Francisco Antonio (Rua do Comércio), 52, Centro Histórico de Paraty (24) 3371-2296

Pousada Literária: Rua do Comércio, 362 – Paraty. Tels: (24) 3371-1460 / 3371-1568. www.pousadaliteraria.com.br