São Paulo – Ivete Sangalo acaba de bater mais um recorde em sua carreira: o clipe da música “O Farol”, criado e produzido pela O2 Filmes em 360 graus, ultrapassou 17 milhões de visualizações, o que o torna o clipe mais visto do mundo com esta tecnologia. O clipe de Ivete foi lançado pela cantora exclusivamente no Facebook em 21 de dezembro de 2015. O segundo clipe em 360 graus mais visto do mundo, do produtor Avicci, lançado em maio de 2015, conta com 15.5 milhões de visualizações. Já o clipe de Bjork, lançado em junho de 2015, conta com pouco mais de 3 milhões de visualizações. O clipe “O Farol” ultrapassou em número de visualizações outros clipes realizados em 360 graus por gigantes da música mundial, como as bandas Foals,U2, Noa Neal e Fort Minor.

O clipe “O Farol” foi produzido pelo núcleo Outras Telas, da O2 Filmes, e finalizado com tecnologia desenvolvida pela O2 Pós. Janaina Augustin, diretora do Outras Telas, considera este trabalho um marco no cenário de produção audiovisual: “O formato 360 graus tem potencial popular grande, principalmente quando o roteiro é pensado desde o início levando-se em conta a narrativa e potencialidades do conteúdo imersivo. Os clipes em 360 estão mudando a forma de se fazer videoclipes, estão trazendo a tradição do clipe musical de volta de uma maneira diferente e inovadora”.

Cena do clipe O Farol, de Ivete Sangalo: o mais visto do mundo em 360 graus
Este clipe foi pensado desde sua concepção para o formato 360 graus, com um roteiro de ações para que o espectador o assista de todos os lados, o tempo todo, em um cenário também construído em 360 nos estúdios da O2 Filmes. “É muito positivo estrear este formato na área de videoclipe tendo a Ivete Sangalo como parceira. Como entusiasta da narrativa imersiva, não poderia ter oportunidade mais legal de mostrar esse formato tão novo para um público gigantesco que é o da cantora. É uma forma muito eficiente de tornar mais conhecido este novo formato”, atesta o diretor do clipe Ricardo Laganaro. 

O uso de câmeras é outro ponto inovador neste clipe. A O2 Pós fez algo que só foi usado por algumas poucas produtoras internacionais em projetos de altíssimo desempenho: normalmente, a captação de imagens para vídeos em 360 graus é feita a partir de câmeras com resolução média. A equipe técnica da O2 Pós, liderada pelo Pedro Tejada, desenhou e produziu um rig para quatro câmeras de cinema, com lentes que possibilitam as imagens serem unidas, gerando um filme 360 graus de altíssima qualidade.

Sobre dirigir a Ivete, Ricardo é só elogios. “impressiona muito a concentração e educação dela o tempo todo, com todos da equipe. Ela fez questão de ter um dia de ensaio antes, pra ensaiar as coreografias e entender todo esquema do 360º”. 

Assista ao clipe na página oficial da cantora no Facebook

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui