Poeta lança livro em homenagem a Paris

O amor da escritora Siléa Macieira por Paris foi traduzido em poemas e recentemente ganhou a forma física de um livro, o “Sob o Céu de Paris”, o terceiro da autora. A obra bilíngue (português e francês), que convida os seus leitores a um passeio apaixonante pela Cidade-Luz, será lançado durante o recital marcado para o próximo dia 12 de maio, às 18 horas, no elegante Salão Nobre do Museu da Justiça, localizado no Centro do Rio de Janeiro.

O “Sob o Céu de Paris” é composto por 34 poemas inéditos, que são acompanhados por comentários de amigos de Siléa, intelectuais e artistas de diferentes ramos, que gentilmente emprestaram ao livro a sua sensibilidade. No livro, as poesias dividem também espaço com fotografias da cidade parisiense, de autoria da própria poeta.

Siléa começou a sua carreira como poeta em 1989 com a publicação do livro Dança Plena. Antes disso, sua vida corria por outro caminho artístico, o da dança. A escritora dançou profissionalmente por cerca de 20 anos, tendo deixado a profissão em 1995 para se tornar advogada, formação pela qual atua como servidora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Siléa é formada ainda em letras (Português-Francês) e pós-graduada em História da Arte e em Gestão Pública.

O amor da poeta pela França começou aos 9 anos quando no colégio teve o primeiro contato com a língua francesa. Mais tarde, aos seus 18, seu encantamento pelo país aumentou quando, incentivada por seus pais, João e Mariza, foi pela primeira vez a Paris, para aulas de ballet, em uma viagem que repetiria muitas e muitas vezes.

– Uma das lembranças que eu espero me acompanhe para sempre é a da primeira vez em que estive em Paris. Já se passaram mais de trinta anos e quando eu penso eu consigo evocar exatamente aquele misto de perplexidade e euforia. Esse novo livro resgata e faz ecoar aquela sensação primeira de deslumbramento em face de tanta beleza. O que eu espero com a leitura é que os que conhecem Paris se reconheçam em seu próprio sentimento, revivam de alguma forma as suas próprias experiências. E àqueles que ainda não estiveram sob o céu de Paris, eu tenho a pretensão, pelas páginas do livro, de propor essa viagem – afirma Siléa Macieira.

A Seus Pés

Imponência de rainha

em charme de bela dama
A sedução das sereias

mistério de olhar que chama

 

Vedete

estrela

atriz

absoluta na cena

se impõem em forma tão plena –

que captura

 

Toda noite

linda e nua

em fogo de ouro

se exibe

 

Seu jogo de sombra e luz

farol de amor tão profundo

prisma no céu de Paris

torre única no mundo

Sinopse
“A poesia de Siléa se impõem como ela: com força e delicadeza, com paixão e fluidez. Trata da vida, do amor, da ilusão, sem esquecer a beleza que ilumina e seduz. Através das palavras e, em nome da poesia, ela faz um jogo de luz e sombra, sob os céus, pelas ruas, em nome do amor e da esperança” jornalista Leda Nagle

BIOGRAFIA
Siléa Macieira é advogada, poeta, bailarina e fotógrafa. É formada em Letras (Português-Francês), Dança e Direito e pós-graduada em História da Arte e em Gestão Pública. Tem dois livros publicados: Dança Plena (Achiamé – 1989) e Busca e apreensão (Muiraquitã – 1999). É servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui