Planar lança clipe de “Vendaval”, gravado no Texas

Música faz parte do álbum “Invasão”, lançado pela Deckdisc

Os cariocas do Planar foram um dos 12 nomes brasileiros selecionados pelo festival South By Southwest (SxSW) para integrar seu lineup desse ano. A experiência rendeu muito mais à banda do que levar sua música para fora do país. Na bagagem, o Planar trouxe de volta o clipe de “Vendaval”, filmado na noite de Austin, Texas, onde acontece anualmente o SxSW. O clipe sai sob direção de Rafael Hansen, da Ária Filmes.

“Vendaval” faz parte do álbum “Invasão”, que o Planar lançou em 2014 pela Deck. De lá para cá, a banda se tornou um dos principais nomes do rock independente nacional, tendo passado por diversos estados com a turnê do disco. A ida ao South By Southwest foi a cereja do bolo, a coroação de quase dois anos de trabalho. Nada melhor do que marcar esse momento com o clipe para um dos destaques de “Invasão”. E isso só foi possível porque boa parte dos custos com as passagens aéreas foi bancada pelos próprios fãs, que investiram em recompensas exclusivas para apoiar a campanha de financiamento coletivo realizada na plataforma Embolacha.

O planejamento já levava em conta um dia livre na cidade, logo após o festival. “Foi neste dia, durante a madrugada, que filmamos todas as externas do clipe. Estava um frio surreal. Alugamos um carro para ir de um lugar para o outro durante a filmagem e foi isso que nos salvou. O aquecedor ficava ligado e, em toda brecha que tínhamos entre um take e outro, corríamos para aquecer um pouco o corpo. Fomos parados algumas vezes pela polícia de Austin, por estar gravando no meio da rua. Toda vez tínhamos que explicar que estávamos gravando um videoclipe e que a simetria do meio da rua era muito importante. Por sorte, os policiais foram gente boas”, relembra Leonardo Braga, vocalista do Planar.

As ruas que aparecem no clipe são adjacentes à Sexta Avenida, um dos pontos centrais do festival. Foi lá que o Planar tocou, no palco do pub BD Riley’s, e passou a maior parte do tempo durante o SxSW. A ideia foi mostrar no clipe os lugares por onde a banda esteve fazendo do vídeo uma representação fiel da experiência dos músicos na cidade.

“Foi a forma que encontramos de eternizar as memórias da viagem. A experiência foi extremamente positiva e inesquecível. Conhecemos pessoas incríveis, fizemos um monte de amigos e voltamos com a cabeça lotada de ideias, que estamos trabalhando pra tirar do papel”, adianta Leonardo. A banda já se prepara para o próximo álbum, o que faz de “Vendaval” um candidato a último clipe de “Invasão”. E até o sucessor do disco, outras novidades serão lançadas, como novos episódios para a série “Invasão Live Sessions”.

Entre cenas da banda em Austin, o novo clipe mostra o Planar no palco, em uma ligação direta com suas raízes cariocas. As cenas foram gravadas na Kult Kolector, casa de shows na Barra da Tijuca. Em meio às luzes do palco e da metrópole norte-americana, a palavra de ordem foi simplicidade: além dos músicos, a equipe no Texas incluía apenas o diretor Rafael Hansen, com uma câmera na mão. Ele também assina roteiro, fotografia e filmagem, pela Aria Filmes. No Rio, Artur Medina ficou a cargo da segunda câmera.

DEIXE UM COMENTÁRIO