Peças infantis de Isser Korik são publicadas pela Editora Giostri

Capa livro o grande inimigo
Capa livro o grande inimigo

O ator, autor, diretor e produtor Isser Korik lançará dois livros pela Editora Giostri com sua produção dramatúrgica voltada para as crianças. O primeiro volume intitulado “O Teatro Infantil de Isser Korik” publica a sua adaptação para o clássico “Cinderela”. O segundo volume reúne os textos “Ele é Fogo!” e “O Grande Inimigo”. O lançamento acontecerá no dia 18 de janeiro, às 20h, no Teatro Folha.

Ao fazer a adaptação de “Cinderela”, Isser pensou num texto para ser encenado com somente dois atores que interpretam todas as personagens do conto clássico. A montagem dirigida por ele já esteve em cartaz numa temporada de sucesso no Teatro Folha e agora integra a programação do Festival de Férias, com sessões aos sábados e domingos, às 16h, até 31 de janeiro. A peça é direcionada para as crianças a partir de três anos de idade.

O segundo volume com prefácio do crítico Dib Carneiro Neto reúne as peças “Ele é Fogo!” e “O Grande Inimigo”. O livro é adequado para crianças entre seis e doze anos de idade.  A peça “Ele é Fogo!” foi escrita com inspiração no conto folclórico  “O Bicho Manjaléu” e o autor optou por uma escrita mais modernizada para falar de conceitos de tolerância, compreensão, e das origens dos desentendimentos que levam a brigas particulares ou até grandes guerras. Na peça o jovem Ian faz uma viagem em busca do amadurecimento e torna-se herói ao vencer o Monstro Brigueiro, causador  de todos os desentendimentos. Por este texto, o autor ganhou o Prêmio APCA de 1998.

Capa livro Ele é fogo
Capa livro Ele é fogo

“O Grande Inimigo” é uma história de detetives mirins, que procuram um criminoso que estaria prejudicando as crianças moradoras de um condomínio. Trata de forma lúdica sobre prevenção aos acidentes domésticos, que podem inclusive ser causa de mortalidade infantil. A busca por respostas dentro desta trama policial revelará muitos descuidos cometidos pelos adultos em casa.

O autor aposta que os textos são ótimos recursos educativos para serem usados em sala de aula ou em casa. “O conteúdo dos textos é educativo e divertido ao mesmo tempo. Por isso os livros podem ser lidos em casa, reunindo a família, ou nas escolas em atividades extracurriculares. É diversão garantida”, diz Isser Korik. A leitura de peças teatrais em escolas e em casa pode se tornar cada vez mais comum, graças à iniciativa da Giostri Editora, que tem feito um expressivo trabalho na publicação e divulgação da dramaturgia brasileira. Em dez anos de atividade, a editora já publicou obras de oitocentos autores, dos quais duzentos e cinquenta são de teatro.

Isser Korik tem extenso currículo em seus 30 anos de carreira. Neste tempo de atividade o teatro infantil sempre mereceu sua atenção. Além de escrever estes textos, dirigiu várias montagens feitas para o público infantil, entre elas, “A Pequena Sereia”, de Fábio Brandi Torres, e “Grandes Pequeninos”, de Jair Oliveira. “As montagens de peças infantis devem ser feitas com o mesmo cuidado de produção que temos ao realizar peças para o público adulto. É importante pensar com cuidado na estética da montagem e conhecer o público”, diz.

A importância dada ao teatro infantil também é demonstrada em seu trabalho como diretor artístico do Teatro Folha que mantém programação de peças para as crianças em quatro sessões aos finais de semana e feriados, sempre alcançando um numeroso público.

Além da programação regular, o Teatro Folha também apresenta o já tradicional Festival de Férias nos meses de janeiro e julho, com um espetáculo diferente a cada dia da semana, sempre com casa lotada. O Festival de Férias, que está em sua 24ª edição, recebeu os grupos de teatro mais conceituados por sua produção feita para o público infantil. “Estes festivais representam um verdadeiro mosaico da produção teatral paulistana voltada para este público. Tem de tudo: espetáculos para crianças bem pequenas e para as maiores também; apresenta diversidade de temas e diferentes estéticas nas montagens”, observa.

Isser Korik
Isser Korik

Carreira –  Ator, autor, diretor e produtor paulista, cursou o Teatro Escola Macunaíma e em 1985 passou a atuar profissionalmente. Nessa época integrou o Núcleo Estep – Núcleo de Estética Teatral e Popular – que encenava peças escritas e dirigidas por Carlos Alberto Soffredini, entre elas “Minha Nossa”, “Na Carrêra do Divino”, “Mais Quero Asno Que Me Carregue Do Que Cavalo Que Me Derrube”. Em 1993 produziu e protagonizou “Vacalhau & Binho”, de Zé Fidélis, que ficou oito anos em cartaz, ininterruptamente.

É diretor artístico da produtora Conteúdo Teatral e do Teatro Folha, onde apresentou diversas peças, entre elas “O Dia que Raptaram o Papa”, de João Bethencourt; “E o Vento não Levou”, de Ron Hutchinson; “A Minha Primeira Vez”, de Ken Davenport; a trilogia cômica de Alan Ayckbourn “Enquanto Isso…”; “O Mala”, de Larry Shue; entre outras.

SERVIÇO

Lançamento dos livros “O Teatro Infantil de Isser Korik – Cinderela” e “O Teatro Infantil de Isser Korik – Ele é Fogo! e O Grande Inimigo” acontecerá no dia 18 de janeiro, às 20h, no Teatro Folha (Shopping Pátio Higienópolis – Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel.: (11) 3823-2323).

DEIXE UM COMENTÁRIO