Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos ganha mais um prêmio

E convidamos escritores a participar da segunda edição do  Concurso Literário Contos de São João Marcos

O Parque Arqueológico e Ambiental de São de João Marcos, projeto idealizado pelo Instituto Light, patrocinado pela empresa e pela Secretaria de Estado de Cultura, com a gestão do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV), conquistou o prêmio ‘Todos por um Brasil de Leitores’, concedido pelo Ministério da Cultura. Os recursos permitem a segunda edição do Concurso Literário Contos de São João Marcos.

A fascinante história da cidade de São João Marcos é capaz de inspirar autores dos mais diversos gêneros literários, como ficou claro após o sucesso do 1º Concurso Literário Contos de São João Marcos, em 2014. Ainda este ano será realizada a segunda edição do concurso em que os participantes poderão novamente apresentar trabalhos ambientados em São João Marcos. O objetivo da iniciativa é incentivar a produção literária fluminense com a publicação de uma coletânea homônima de dez contos de ficção tendo a antiga cidade como cenário.

A inspiração pode vir de diversas passagens da história do local: desde o auge da cidade no Ciclo do Café, passando pelo seu bicentenário, tombamento, destombamento e demolição, até o resgate de sua rica memória com a criação do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos. Os contos podem ser escritos nos gêneros aventura, comédia, drama, ficção científica, mistério, policial, romance, suspense ou terror, com um mínimo de três e máximo de oito laudas.

As inscrições se encerram em 23 de outubro de 2016. Para participar, basta ler o regulamento, preencher a ficha de inscrição e o termo de autorização para publicação, disponíveis no site: www.saojoaomarcos.com.br (http://www.saojoaomarcos.com.br/NEWS-ConcursoLiterarioContosSJMvol2.aspou na página do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos em www.facebook.com/ParqueSaoJoaoMarcos.

Regulamento: http://www.saojoaomarcos.com.br/ConcursoLiterarioContosSJMvol2/REGULAMENTO.pdf 

Além da obra publicada, os autores premiados terão tarde de autógrafos no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos para o lançamento do livro, certificado de premiação e exemplares da coletânea: 1º colocado (50 exemplares); 2° (30); 3° (20); 4° ao 10° (5).  No dia da festa de lançamento do livro no Parque, teremos uma feira literária onde será oferecido espaço para as revistas e outras publicações exibirem seus exemplares e fazerem promoções. Além disso, teremos bate-papo com os autores e troca-troca de livros.

Sobre o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
Um dos espaços culturais mais visitados do interior do estado do Rio de Janeiro, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, situado no município de Rio Claro, comemorou em junho de 2016 cinco anos de atividades que resgatam a memória da antiga cidade de São João Marcos, sua história e tradições culturais. Patrocinado pela Light, pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e gerido pelo Instituto Cultural Cidade Viva, o Parque promoveu, desde a sua inauguração em 2011, mais de 40 eventos culturais e contabilizou 50 mil visitantes, entre eles mais de 15 mil estudantes de escolas públicas, que visitaram o Parque dentro de um programa educativo estruturado.

O Parque já recebeu as seguintes premiações: ‘Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade’, o mais importante prêmio nacional na área de proteção do patrimônio natural e arqueológico, concedido pelo Iphan/Minc, em 2011; ‘Prêmio Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial’, concedido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), em 2012; ‘Prêmio de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro’, pelo júri popular, concedido pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, em 2014, além do ‘Prêmio Marketing Contemporâneo’, na categoria Responsabilidade Social e Sustentabilidade, concedido pela Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN), em 2014.

DEIXE UM COMENTÁRIO