Um dos espaços culturais mais visitados do interior do estado do Rio de Janeiro, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, situado no município de Rio Claro, comemorou em junho cinco anos de atividades que resgatam a memória da antiga cidade de São João Marcos, sua história e tradições culturais.

Patrocinado pela Light e pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e gerido pelo Instituto Cultural Cidade Viva, o Parque promoveu, desde a sua inauguração em 2011, mais de 40 eventos culturais e contabiliza 50 mil visitantes, entre eles mais de 15 mil estudantes de escolas públicas, que visitaram o Parque dentro de um programa educativo estruturado.

Uma experiência para todos os sentidos
Todos os visitantes dispõem de conforto e segurança para desfrutar em paz de uma verdadeira experiência multissensorial. Durante um passeio pelo Parque, o frequentador pode apreciar as deslumbrantes paisagens que mesclam as belezas da Mata Atlântica e de Ribeirão das Lajes, ouvir o canto e observar os pássaros, abundantes na área perto da represa, e ainda degustar no Quiosque São João Marcos quitutes resgatados de livros de receitas de antigos moradores. Uma festa para os sentidos.

Estão à disposição dos frequentadores um Centro de Memória, guias turísticos, anfiteatro, salas multimídia e de exposições e um campo de futebol em homenagem aos craques do Marcossense Futebol Clube, time considerado imbatível na lembrança dos antigos torcedores.

Há ainda o Espaço Obra Escola, onde, por meio de painéis ilustrativos em formato de histórias em quadrinhos, as crianças são apresentadas ao mundo da arqueologia de maneira lúdica, horta orgânica, na qual alunos cultivam e colhem alimentos livres de agrotóxicos, loja de souvenir, viveiro, estacionamento e banheiros com acessibilidade.

(Clique nas imagens para ampliar)

[justified_image_grid]

Visite o Parque São João Marcos, a entrada é gratuita!

Aberto de quarta a sexta-feira, das 10h às 16hSábado e domingo, das 9h às 17h
Endereço: Estrada RJ 149 (Rio Claro – Mangaratiba) Km 20 – Rio Claro – RJ
Telefone: (55-21) 2233-3690
E-mail: contato@saojoaomarcos.com.br

Conecte-se


Site: www.saojoaomarcos.com.br
Facebook: www.facebook.com/ParqueSaoJoaoMarcos

Para saber mais sobre a fascinante história da cidade de São João Marcos
Em 1939, São João Marcos foi uma das primeiras cidades históricas do Brasil tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). Mas, no ano seguinte, foi destombada e demolida pelo Governo Vargas para permitir a ampliação do complexo hidrelétrico de Ribeirão das Lajes e garantir o suprimento de água para o Rio de Janeiro, que enfrentava uma crise de abastecimento na época.

DEIXE UM COMENTÁRIO