Paraisópolis mostra talento de seus moradores em Sétima Semana Cultural

Evento terá oficinas de culinária, desfile de moda, exposição de arte e inúmeras outras atrações

A comunidade de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, será palco de uma série de atividades entre os dias 12 e 17 de setembro, quando se realiza a Sétima Semana Cultural. A programação inclui exposições de arte, oficinas de culinária e desfile de moda, dentre inúmeras outras atividades. O evento é promovido pela União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP) e tem por objetivo divulgar os projetos em andamento na comunidade, além de sensibilizar a população sobre a importância da cultura.

A programação da Semana terá início na segunda-feira (12) com a exposição fotográfica do projeto Olhares dentro do Centro Educacional Unificado (CEU) Paraisópolis. Do lado de fora do CEU, a carreta personalizada da Caravana do Jornalismo, projeto cultural do Grupo Comunique-se, mostrará aos visitantes conteúdos multimídia, que inclui bancada de telejornal, capas históricas de veículos impressos, objetos utilizados no exercício da profissão e uma relação das palavras características da prática jornalística. 

“Levar parte da história recente da imprensa brasileira para o público interessado em comunicação, como estudantes de jornalismo, profissionais da área e pessoas que não têm acesso ao dia a dia do complexo midiático. O conteúdo, além de informativo, visa entreter e trazer experiência sensorial aos visitantes, com materiais multimídia, como quiz sobre a mídia e resgate de reportagens de rádio, TV, internet e meio impresso. Transformar a visão do visitante, levando informação e experiência a quem não tem acesso, é o propósito central da Caravana do Jornalismo”, informam os responsáveis pelo projeto.

A carreta estará disponível no CEU Paraisópolis a partir do dia 12.09 das 09h às 20h, tendo no primeiro dia uma abertura formal do espaço. No dia seguinte haverá recreação com crianças da comunidade e exibição de filmes com jovens na sede da UMCP.

Na quarta-feira (14), a passarela irá para a rua com a realização do desfile Maloka Fashion, às 16h. O evento é organizado pelo projeto Periferia Inventando Moda, do estilista Alex Santos. No dia seguinte, acontece o Dia da Culinária com a realização de uma oficina para crianças, às 10h, na sede da UMCP, e uma oficina para as alunas do projeto Mãos de Maria com o ex participante do reality show MasterChef Brasil Lee Fu Kuang, na sede da Associação das Mulheres de Paraisópolis.

Na sexta-feira, dia 16, haverá solenidade em comemoração ao Dia de Paraisópolis e aos 33 anos de fundação da UMCP. A cerimônia acontece a partir das 10 horas, na sede da associação, e contará com apresentações do Ballet Paraisópolis e da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis. No mesmo dia, a partir das 11h, haverá o lançamento do projeto Viela das Artes, onde ocorrerão diversas manifestações – dentre elas, a exposição das peças do artista plástico Berbela, que fizeram parte da abertura da novela I Love Paraisópolis, exibida pela Rede Globo no ano passado.

O calendário da sétima edição da Semana de Paraisópolis contempla também o roteiro “Paraisópolis das Artes”, que promove a visitação dos pontos turísticos da comunidade, com o objetivo de destacar os artistas locais.

Dentro da maratona de atividades, há ainda espaço para a XI Mostra Cultural de Paraisópolis, que será no sábado (17/09). Com apresentações cênicas e exposições de trabalhos artísticos e educativos desenvolvidos por alunos e artistas da comunidade, a mostra será realizada no CEU Paraisópolis, das 9 às 17 horas. Este ano, sob o tema “Nos caminhos de Paraisópolis tem…”, os trabalhos destacarão a percepção do morador sobre diferentes visões daquilo que é percebido dentro da segunda maior comunidade de São Paulo, desde problemática sonoras e resíduos, como questões relacionadas a mobilidade urbana. A Mostra Cultural de Paraisópolis também visa promover um intercâmbio entre projetos, escolas e instituições presentes dentro da comunidade.

A Sétima Semana Cultural de Paraisópolis é organizada pela União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP), com o apoio do Instituto Escola do Povo, da Associação das Mulheres de Paraisópolis (AMP), do projeto Olhares, dos grupo Periferia Inventando Moda e Carreta Comunique-se. A Semana tem o patrocínio do Banco Bradesco.

Sobre a UMCP

Fundada em 1983, a União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP) atua na defesa dos interesses da comunidade e na promoção de iniciativas voltadas à melhora das condições de vida das pessoas que residem no local. Por meio de programas de alfabetização, qualificação profissional, inclusão digital, projetos culturais, de esporte e lazer, acesso a emprego, saúde e habitação, a entidade trabalha diretamente na promoção de oportunidades para o desenvolvimento sócio- econômico de jovens e adultos.

Confira a programação:

Exposição Olhares:

Exposição de fotografias realizadas pelos alunos do projeto Olhares

Data: De 12/09 a 17/09

Local: CEU Paraisópolis

Endereço: Rua José Augusto de Souza e Silva s/n

Horário: das 09h às 17h

Caravana do Jornalismo

A carreta personalizada da Caravana do Jornalismo, projeto cultural do Grupo Comunique-se, proporcionará aos visitantes acesso a conteúdos multimídia, bancada de telejornal, capas históricas de veículos impressos, objetos utilizados no exercício da profissão e um quiz com palavras características da prática jornalística.

Data: De 12/09 a 17/09

Local: CEU Paraisópolis

Endereço: Rua José Augusto de Souza e Silva s/n

Horário:  das 09h às 17h

Exposição Fotográfica 

Exposição de fotografias realizadas pelos alunos do projeto Olhares.

Data: 12/09

Local: Centro Cultural

Endereço: Rua Manoel Antônio Pinto

Horário: 19h

Cine Pipoca

Exibição de filmes e bate papo

Data: 13/09

Local: União dos Moradores

Endereço: Rua Ernest Renan, 1366

Horário: 15h30

Desfile Maloka Fashion

O projeto Periferia Inventando Moda produzirá um evento no qual serão desfiladas as últimas coleções de marcas estabelecidas na comunidade de Paraisópolis.

Data: 14/09

Local: Rua Ernest Renan, 1366

Horário: 16h 

Oficina Criança também cozinha

Mônica Faria vai ensinar as crianças como preparar pretzel 

Data: 15/09

Local: União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis

Endereço: Rua Ernest Renan, 1366

Horário: 10h

Oficina de culinária com o ex participante do MasterChef Brasil tio Lee

Data: 15/09

Local: Associação das Mulheres de Paraisópolis (AMP)

Endereço: Rua Silveira Sampaio, 309

Horário: 14h

Exposição Projeto Escola de Música 

Será realizada a exposição do projeto urbanístico da escola de Música com a presença do arquiteto responsável, Wagner Rebehy

Data: 16/09

Local: União dos Moradores de Paraisópolis

Endereço: Rua Ernest Renan, 1366

Horário:  09h

Celebração do Dia de Paraisópolis

Incluído no calendário oficial da cidade de São Paulo, na data também é celebrado o aniversário da associação de moradores de Paraisópolis.  A festa irá contar com apresentações da Orquestra e do Ballet Paraisópolis.

Data: 16/09

Local: União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis

Endereço: Rua Ernest Renan, 1366

Horário: a partir das 9h

Lançamento do projeto Viela das Artes

Haverá o lançamento do projeto Viela das Artes, onde ocorrerão diversas manifestações como grafite, com os artistas urbanos Fernando Berg, Diego Cabrera e Diego Cuspe; a exposição das peças do artista plástico Berbela, que fizeram parte da abertura da novela I Love Paraisópolis, exibida pela Rede Globo.

Data: 16/09

Local: Viela Francisco Clemente

Endereço: Rua Herbert Spencer

Horário: 11h

Mostra Cultural de Paraisópolis

A XI Mostra Cultural de Paraisópolis terá apresentações cênicas e exposições de trabalhos artísticos e educativos desenvolvidos por alunos e artistas da comunidade. Sob o tema “Nos caminhos de Paraisópolis tem…”, os trabalhos destacarão a percepção do morador sobre diferentes visões daquilo que é percebido dentro da segunda maior comunidade de São Paulo, desde problemática sonoras e resíduos, como questões relacionadas a mobilidade urbana. A Mostra Cultural de Paraisópolis também visa promover um intercâmbio entre projetos, escolas e instituições presentes dentro da comunidade.

Data: 17/09

Local: CEU Paraisópolis

Endereço: Rua José Augusto Souza e Silva

Horário: das 09h às 17h

DEIXE UM COMENTÁRIO