Para o dia das mães a feminilidade de África, mãe de todos os povos

CapaRenomada escritora e pintora moçambicana, Lica Sebastião presenteia o leitor brasileiro com uma coletânea de poemas inéditos, publicada pela primeira vez pela Editora Kapulana. De terra, vento e fogo, da Série Vozes da África, é o terceiro livro de poesia da autora e carrega a rara beleza e sensibilidade de escrever sobre sentimentos humanos.

 
Assim como o título que destaca os elementos básicos da natureza, suas poesias rememoram cada um deles. Da terra, traz o poema 16 o verso: “E a minha força brota desse solo que tu és”. Do vento: “O capim alto à berma da estrada verga-se ao vento”. Do fogo: “A minha magreza é temperada de terra, vento e fogo”. E da água, omitida no título em reticências: “A minha hidrografia instável pede que eu tenha leito, algas, variações”.
 
Nessa coletânea, Lica revela a essência de África: do homem como parte do todo. A beleza de sua poesia está em descrever os sentimentos humanos comparando-os aos elementos da natureza. Como mulher africana, Lica Sebastião traz ainda em seus versos a dor e a perda como temática recorrente. Assim afirmou Teresa Manjate, prefaciadora da obra: “Lica Sebastião é africana e, nesta obra, manifesta esta africanidade através da dor e da perda, tão presentes nas nossas vidas, na nossa História”.
 
O que aconteceu entre o meu jardim e o teu?

Por que não ouviste a minha música
E não percebi eu a tua partitura?
Parecia que as tuas ondas corriam para o mar.
E que as minhas avolumavam os rios.
Nada mais natural.
Amor é cíclico.
Assim se interceptam as raízes mais vivas.
Assim retornam os aromas, o chão enxuto, os hibiscos vermelhos
…em nós.
p. 79

Para saber mais sobre o livro e ler alguns trechos, acesse: www.kapulana.com.br. 

Ficha técnica

Título: de terra, vento e fogo
Autora: Lica Sebastião
Ilustradora: Amanda de Azevedo
Editora: Kapulana
Série: Vozes da África (Moçambique)
ISBN: 978-85-68846-06-3
Tamanho: 16 x 23 cm
Páginas: 100
Preço: R$ 29,90
Ano 1a. ed.: 2015

Sobre a autora:
Lica Sebastião nasceu em Maputo, capital de Moçambique. Fez a licenciatura em Ensino de Português em 1994. Concilia a atividade docente com as artes plásticas e a poesia desde 2006. Participou de exposições coletivas e realizou várias mostras individuais. É membro do “Núcleo de Arte” em Maputo. Seu livro de estreia, publicado em 2011, foi Poemas sem véu. Ciclos da minha alma é sua mais recente obra, publicada em janeiro de 2015, em Lisboa, Portugal.

Sobre a ilustradora:
Amanda de Azevedo, brasileira, é desenhista, ilustradora e designer, artista por natureza. Formou-se em Editoração pelas Faculdades Integradas Rio Branco, de São Paulo, em 2015. Ilustrou vários livros da Editora Kapulana, infantis e para adultos. Tem o traço delicado e utiliza técnicas diferentes dependendo da obra a ser representada.

Vozes da África: Trata-se de uma série de livros para todas as idades, de contos, poesia e romances de escritores de países africanos de língua portuguesa. A literatura africana, com poucos títulos no mercado brasileiro, é atualmente objeto de estudo nas instituições brasileiras de ensino fundamental, médio e universitário. Os livros são de autores consagrados e belamente ilustrados por artistas estrangeiros e brasileiros.

Editora Kapulana: A Editora Kapulana tem como lema produzir “Livros bons e belos”. Assim, em seus diversos segmentos, como Bilíngues, Vozes da África,Ciências e Artes e Intersecções Literárias, oferece aos leitores obras de alta qualidade presente tanto no conteúdo como na sua forma de apresentação.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui