Para o dia das mães a feminilidade de África, mãe de todos os povos

CapaRenomada escritora e pintora moçambicana, Lica Sebastião presenteia o leitor brasileiro com uma coletânea de poemas inéditos, publicada pela primeira vez pela Editora Kapulana. De terra, vento e fogo, da Série Vozes da África, é o terceiro livro de poesia da autora e carrega a rara beleza e sensibilidade de escrever sobre sentimentos humanos.

 
Assim como o título que destaca os elementos básicos da natureza, suas poesias rememoram cada um deles. Da terra, traz o poema 16 o verso: “E a minha força brota desse solo que tu és”. Do vento: “O capim alto à berma da estrada verga-se ao vento”. Do fogo: “A minha magreza é temperada de terra, vento e fogo”. E da água, omitida no título em reticências: “A minha hidrografia instável pede que eu tenha leito, algas, variações”.
 
Nessa coletânea, Lica revela a essência de África: do homem como parte do todo. A beleza de sua poesia está em descrever os sentimentos humanos comparando-os aos elementos da natureza. Como mulher africana, Lica Sebastião traz ainda em seus versos a dor e a perda como temática recorrente. Assim afirmou Teresa Manjate, prefaciadora da obra: “Lica Sebastião é africana e, nesta obra, manifesta esta africanidade através da dor e da perda, tão presentes nas nossas vidas, na nossa História”.
 
O que aconteceu entre o meu jardim e o teu?

Por que não ouviste a minha música
E não percebi eu a tua partitura?
Parecia que as tuas ondas corriam para o mar.
E que as minhas avolumavam os rios.
Nada mais natural.
Amor é cíclico.
Assim se interceptam as raízes mais vivas.
Assim retornam os aromas, o chão enxuto, os hibiscos vermelhos
…em nós.
p. 79

Para saber mais sobre o livro e ler alguns trechos, acesse: www.kapulana.com.br. 

Ficha técnica

Título: de terra, vento e fogo
Autora: Lica Sebastião
Ilustradora: Amanda de Azevedo
Editora: Kapulana
Série: Vozes da África (Moçambique)
ISBN: 978-85-68846-06-3
Tamanho: 16 x 23 cm
Páginas: 100
Preço: R$ 29,90
Ano 1a. ed.: 2015

Sobre a autora:
Lica Sebastião nasceu em Maputo, capital de Moçambique. Fez a licenciatura em Ensino de Português em 1994. Concilia a atividade docente com as artes plásticas e a poesia desde 2006. Participou de exposições coletivas e realizou várias mostras individuais. É membro do “Núcleo de Arte” em Maputo. Seu livro de estreia, publicado em 2011, foi Poemas sem véu. Ciclos da minha alma é sua mais recente obra, publicada em janeiro de 2015, em Lisboa, Portugal.

Sobre a ilustradora:
Amanda de Azevedo, brasileira, é desenhista, ilustradora e designer, artista por natureza. Formou-se em Editoração pelas Faculdades Integradas Rio Branco, de São Paulo, em 2015. Ilustrou vários livros da Editora Kapulana, infantis e para adultos. Tem o traço delicado e utiliza técnicas diferentes dependendo da obra a ser representada.

Vozes da África: Trata-se de uma série de livros para todas as idades, de contos, poesia e romances de escritores de países africanos de língua portuguesa. A literatura africana, com poucos títulos no mercado brasileiro, é atualmente objeto de estudo nas instituições brasileiras de ensino fundamental, médio e universitário. Os livros são de autores consagrados e belamente ilustrados por artistas estrangeiros e brasileiros.

Editora Kapulana: A Editora Kapulana tem como lema produzir “Livros bons e belos”. Assim, em seus diversos segmentos, como Bilíngues, Vozes da África,Ciências e Artes e Intersecções Literárias, oferece aos leitores obras de alta qualidade presente tanto no conteúdo como na sua forma de apresentação.

DEIXE UM COMENTÁRIO