Os Tapetes Contadores de Histórias apresentam Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz

foto: Renato Mangolin
foto: Renato Mangolin

Depois de viajar em turnê pelo Brasil, projeto volta ao Rio para uma temporada gratuita na Biblioteca Parque Estadual, a partir de 9 de junho

Vencedor dos prêmios Zilka Salaberry (espetáculo e cenário) e CBTIJ (melhor produção)

Inspirado em um conto popular dos povos nômades do norte da África, o grupo      Os Tapetes Contadores de Histórias traz de volta ao Rio o premiado projeto infantojuvenil Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz. A curta temporada acontece na Biblioteca Parque Estadual, no Centro, entre 9 de junho e 9 de julho, com entrada franca. O projeto tem direção artística da educadora e contadora de histórias ganense Inno Sorsy, e supervisão cenográfica da atriz e artista visual, Analu Prestes. Os atores do grupo – Cadu Cinelli, Edison Mego, Rosana Reátegui e Warley Goulart – contam a saga do herói Shtim Shlim. A programação é toda gratuita e também inclui atividades paralelas: apresentações fechadas para grupos, um bate-papo com o público e uma oficina de formação de contadores de histórias.

A atração será inaugurada no dia 9, quinta, às 11h, com a presença do elenco e da diretora do espetáculo, além da diretoria do Instituto de Desenvolvimento e Gestão e da Biblioteca Parque Estadual, em uma conversa de galeria. O espetáculo integra o Circuito Cultural Rio, idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Prefeitura do Rio, para a programação cultural dos períodos Olímpico e Paralímpico, de maio a setembro de 2016.

Ao longo da temporada, o público participa do projeto Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz de duas maneiras. A instalação interativa (todo o cenário da montagem) fica em exposição permanente (de terça a sábado, das 11h às 19h). No sábado, às 16h, o espaço recebe a performance que narra as aventuras do jovem Shtim Shlim. O público é convidado a ouvir a história percorrendo o cenário repleto de tapetes e grandes objetos confeccionados com tecidos coloridos. Entres as peças lúdicas, está uma árvore quatro metros de altura, um cão da raça galgo de dois metros e uma extensa cama de gato que permite o visitante atravessá-la.  

“A nossa ideia era criar uma grande instalação em que o público pudesse percorrê-la enquanto contávamos as aventuras de Shtim Shlim. Nós críamos os objetos de tecido em larga escala, para que o espectador pudesse ter a sensação de estar dentro da casa do mago, do castelo da princesa”, explica o ator e idealizador Cadu Cinelli, que também assina a coordenação geral. Para a diretora Inno Sorsy, a África Ocidental e o Brasil têm muito em comum. “Tenho acompanhado o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias há muitos anos e tive o prazer de trabalhar com o Cadu durante um projeto da minha companhia, Company of Common Sense, em Benim, na África. Foi com admiração mútua que nós construímos juntos a história que se transformou neste espetáculo, conta Inno.

Quando criança, Shtim Shlim tem um sonho estranho e premonitório: ele vê o sol entrando pela manga direita de sua camisa e a lua entrando pela esquerda. O pai interpreta o sonho do menino dizendo que ele vai se casar duas vezes. Ele cresce com essa visão na cabeça e, quando jovem, decide partir em busca de conhecimento com um velho mago que ensina “o tudo e a magia acima do tudo”, mas que mata os seus discípulos após o teste final. Com a ajuda da filha do feiticeiro, ele consegue se salvar e volta para a casa do pai. O mago fica furioso e vai atrás dele. “A partir desse ponto da história, Shtim Shlim e o velho mago começam uma grande batalha de magia. Eles se transformam em diferentes objetos e animais. É uma grande aventura”, explica Cadu.

CIRCUITO CULTURAL RIO
Idealizado pela Prefeitura do Rio, o Circuito Cultural Rio conta com mais de 700 atrações, selecionadas e patrocinadas por meio dos editais da Secretaria Municipal de Cultura, que serão apresentadas em mais de 100 espaços culturais espalhados por toda a Cidade, além dos eventos que acontecem ao ar livre. Com peças de teatro, exposições, shows, espetáculos de dança, atrações circenses, eventos de gastronomia, manifestações de rua, saraus, bailes e afins, o Circuito Cultural Rio vai possibilitar uma experiência integral da diversidade cultural carioca.

BIBLIOTECA PARQUE ESTADUAL
Com área de 15 mil m², acervo de aproximadamente 200 mil livros e 20 mil filmes, além de Biblioteca Infantil, Teatro, Auditório e comodidades como café, conexão wi-fi e espaço aconchegante, a Biblioteca Parque Estadual ocupa local de relevância cultural e é referência para todo o Brasil. Localizada na Avenida Presidente Vargas, por ficar próximo à Central do Brasil serve de integração entre o Centro e a Zonas Norte e Oeste da cidade. Fechada em 2008 para obras de modernização e reaberta em 2014 totalmente reformada, a BPE é um polo de conhecimento, atividades culturais, informação e lazer acessível a todos.

Mais informações:
bibliotecasparque.rj.gov.br  | facebook.com/bibliotecaparqueestadual
Contato: faleconosco.bpe@bibliotecasparque.rj.gov.br

SOBRE O GRUPO OS TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIAS
Criado em 1998, o grupo de atores e contadores de histórias é formado por Andrea Pinheiro, Cadu Cinelli, Edison Mego, Rosana Reátegui e Warley Goulart. A companhia produz e realiza espetáculos, sessões de histórias, oficinas, exposições interativas e projetos culturais que envolvem oralidade, artes visuais e teatro.

Com coordenação de Cadu Cinelli e Warley Goulart, o grupo cria e utiliza diferentes objetos (tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano) como cenários de contos autorais e populares de origens diversas, com o intuito de despertar o imaginário de crianças, jovens e adultos para as artes e a leitura.

Atualmente, o grupo tem um acervo de 54 objetos que correspondem a um repertório que vai desde contos populares de origens diversas (Ásia, África, América do Sul e Europa) a escritores como Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade, Jutta Bauer, Manoel de Barros, Marina Colasanti, Peter Bichsel e Ricardo Azevedo.  Site oficial: www.tapetescontadores.com.br

FICHA TÉCNICA “SHTIM SHLIM – O SONHO DE UM APRENDIZ”
Coordenação Geral: Cadu Cinelli
Curadoria: Cadu Cinelli e Warley Goulart
Direção: Inno Sorsy
Dramaturgia: Cadu Cinelli, Edison Mego, Inno Sorsy, Rosana Reátegui e Warley Goulart.
Colaboração Dramatúrgica: Luciana Zule
Atores/Confecção Cenográfica: Cadu Cinelli, Edison Mego, Rosana Reátegui e Warley Goulart.
Concepção Cenográfica: Cadu Cinelli
Cenografia: Os Tapetes Contadores de Histórias
Direção de Arte: Warley Goulart
Supervisão Cenográfica: Analu Prestes
Projeto Expográfico: Handerson Oliveira
Cenotécnico: Marco Souza
Assistente de costura: Natália Vieira da Rocha
Figurinos: Cadu Cinelli e Warley Goulart
Músicas e Paisagem Sonora: Serge Erège
Iluminação: João Batista
Operador de som e luz: Diêgo Deleon
Mediadora em arte/educação: Cíntia Luando
Fotos: Renato Mangolin 
Programação Visual: Felipe Braga
Assessoria de imprensa: Bianca Senna e Paula Catunda
Tradução: Andréa Pinheiro
Direção de Produção: Expressão Criação e Produção
Produção Executiva: Cacá Bordini
Produção Local: Iuri Wander e Guilherme Castel
Realização: Os Tapetes Contadores de Histórias e Caleidoscópio Associação Cultural

SERVIÇO
Temporada: 09 de junho a 09 de julho de 2016.
Local: Biblioteca Parque Estadual
Endereço: Av. Presidente Vargas, 1261 – Centro
Visitação da instalação “Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz”
Dias e horários: terça a sábado, das 11h às 19h.
Classificação Indicativa da exposição: livre.
Entrada Franca

Apresentação do espetáculo “Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz”
Dias e horários: Sábados, às 16h.
Classificação Indicativa da performance: a partir dos 6 anos.
Entrada Franca (senhas distribuídas a partir de 30 minutos antes do início).
Capacidade: 40 lugares.
Duração: 60 minutos.
Oficina de formação de contadores de histórias
Período: de 14 a 17 de junho, terça a sexta, das 16h às 19h.
Local: Laboratório 1.
Capacidade: 25 pessoas.
Inscrições: oficina.tapetes@hotmail.com
Roda de Conversa
Dia: 29 de junho (quarta), das 17h às 19h.
Local: Auditório Darcy Ribeiro.

DEIXE UM COMENTÁRIO