“Os sonhadores” estreia no Oi Futuro Ipanema

Os Sonhadores (foto: Dalton Valério )
Os Sonhadores (foto: Dalton Valério )

Com dramaturgia de Diogo Liberano baseada no romance The Dreamers do poeta, crítico de cinema e jornalista escocês Gilbert Adair – obra que ficou mundialmente conhecida pela adaptação cinematográfica dirigida por Bernardo Bertolucci –, o espetáculo “Os Sonhadores” estreia dia 9 de abril, sábado, no Oi Futuro Ipanema.

Dirigido por Viniciús Arneiro, com direção musical de Tato Taborda, cenário de Aurora dos Campos e direção de imagens de Allan Ribeiro, o espetáculo “Os Sonhadores” apresenta o encontro de três jovens cinéfilos que se enclausuram num apartamento durante uma revolução política e cultural. Do lado de fora, uma série de manifestações onde reivindica-se uma reforma nas leis trabalhistas, abordagem mais libertária no âmbito escolar e acadêmico, e uma visão não opressora na esfera social. Do lado de dentro, a pureza, jogos sobre películas, as intensidades e a alienação.

A dramaturgia de Diogo Liberano, com co-dramaturgia de Dominique Arantes, é baseada no romance The Dreamers do poeta, crítico de cinema e jornalista escocês Gilbert Adair, e a interpretação dos personagens cabe aos atores Bernardo Marinho, Igor Angelkorte e Juliana David. “A dramaturgia busca atravessar a Paris de 1968 no intuito de encontrar pertinência, universalidade e atemporalidade nas questões abordadas, rastreando implicações contemporâneas, se perguntando sobre como assumir posicionamento frente às demandas da vida em sociedade”, diz Diogo Liberano.

A respeito da encenação, o diretor Viniciús Arneiro comenta que “pretende cruzar linhas dramatúrgicas: a dramaturgia do texto, a dramaturgia das ações e a sobreposição dos vídeos que vão desde imagens-arquivo dos movimentos revolucionários, das manifestações, à imagens mais sensoriais e abstratas. Além da dramaturgia do som, que será espacializado, imprimindo simultaneidade e polifonia, tornando mais tridimensional a história contada”.

A idealização e captação do projeto “Os Sonhadores” é da atriz Juliana David. Formada em Teatro pela City University of New York, seu primeiro contato com a obra de Gilbert Adair foi em 2003 ao assistir o filme dirigido por Bertolucci. Anos depois, mais influenciada pelo romance do que pelo filme, iniciou um estudo sobre maio de 68. Em 2012 decidiu transformar suas ideias em projeto teatral e recém chegada ao Rio de Janeiro, pesquisou as estéticas das dramaturgias que eram produzidas na cidade até chegar a Diogo Liberano. Em 2014 comprou os direitos da obra, inscreveu o projeto na Lei Rouanet e em 2015 conseguiu patrocínio. A esse respeito Juliana comenta: “Eu me apaixonei pelas contradições daquele universo. A situação que vivem levanta uma série de paradoxos ideológicos. A descrição de Adair constrói uma rede de símbolos e metáforas muito elegantes que ilustram essas contradições de forma sutil, ainda que algumas imagens sejam agressivas.”

Patrocinado pela Souza Cruz através da Lei Rouanet, o espetáculo “Os Sonhadores” realiza temporada de estreia de 9 de abril a 29 de maio de 2016, no Oi Futuro Ipanema, de quinta a domingo às 20h, com ingressos até 30 reais.

Ficha técnica

Dramaturgia: Diogo Liberano, a partir do romance The Dreamers de Gilbert Adair 
Direção: Viniciús Arneiro
Elenco: Bernardo Marinho, Igor Angelkorte e Juliana David
Co-Dramaturgia: Dominique Arantes
Diretora Assistente: Morena Cattoni
Direção Musical: Tato Taborda
Cenário: Aurora dos Campos
Direção de Imagens: Allan Ribeiro
Figurino: Graziela Bastos
Iluminação: Rodrigo Belay
Design: Radiográfico
Assessoria de Imprensa: Ney Motta
Produção Executiva: Camila Martins Ribeiro e Marcelo Cabanas | Bateia Cultura
Coordenação Administrativa: Jéssica Araújo
Direção de Produção: Liliana Mont Serrat
Apoio Cultural: Oi

Serviço

Os Sonhadores
Sinopse: Três jovens cinéfilos se enclausuram num apartamento durante uma revolução política e cultural. Do lado de fora uma série de manifestações. Do lado de dentro a pureza, jogos sobre películas, as intensidades e a alienação.
Dramaturgia de Diogo Liberano, a partir do romance The Dreamers de Gilbert Adair
Direção de Viniciús Arneiro
Elenco: Bernardo Marinho, Igor Angelkorte e Juliana David
Local: Oi Futuro Ipanema – Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema (tel. 21 3131-9333)
Estreia: 9 de abril, sábado, às 20h
Temporada: 9 de abril a 29 de maio, quinta a domingo às 20h
Ingresso: R$ 30,00 (inteira)
Classificação: 18 anos
Gênero: Drama

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui