“Os inadequados” estreia no Teatro Ipanema

Cia OmondÉ narra histórias de condomínios em novo espetáculo “Os inadequados” que estreia dia 4 de junho, sábado, no Teatro Ipanema

Foto: Elisa Mende
Foto: Elisa Mende
Viver dividindo o mesmo corredor pode ser uma tarefa reveladora. Esse tema rege a 5º peça da Cia OmondÉ, “Os inadequados”, com direção de Inez Viana, direção de produção de Claudia Marques e elenco formado por Iano Salomão, Jefferson Schroeder, Juliane Bodini, Junior Dantas, Leonardo Bricio, Luis Antonio Fortes, Marta Paret e Zé Wendell. A temporada de estreia acontece no Teatro Ipanema, Rio de Janeiro, de 4 a 27 de junho, sábados e segundas às 20:30h, e domingos às 19:30h, com ingressos até 30 reais. O espetáculo é uma metáfora bem humorada da sociedade contemporânea.
 
“Os inadequados” é uma peça sobre cartas de reclamação de condomínio. 8 atores narram, de maneira original, cartas reais de moradores que reclamam de barulho, sexo, animais, música, ou seja, comportamentos em geral, que apresentam características bem parecidas com as quais estamos vivendo atualmente, sobretudo, a intolerância. Uma mulher que não consegue dormir por causa do barulho do bar que fica embaixo de seu apartamento; um homem que tem seus passarinhos mortos por uma pessoa que se jogou do sétimo andar; uma mulher que exige o uso de uniforme porque confunde uma babá com a nova moradora; um porteiro que pede para ser despedido por sofrer preconceito; uma criança de 7 anos que sugere economia de água e energia, além da criação de uma horta orgânica; o síndico que pede o impedimento do seu mandato; são algumas das histórias escolhidas, entre inúmeras pérolas escritas em livros de vários condomínios. Poemas de Thiago Mello, Calderón de la Barca e Wislawa Szymborska, foram incluídos na dramatrugia da peça.
Foto: Elisa Mende
Foto: Elisa Mende
A Cia OmondÉ, toma como ponto de partida o discurso de um personagem, para chegar a um panorama do comportamento geral, validando o palco mais uma vez, como reflexão do ser humano.
 
– A sensação que temos é que a palavra do momento é intolerância. Talvez não seja só uma sensação… Por isso, acho que estamos precisando falar disso. E começamos por nós, pelo que está perto, pelo que conhecemos ou pensávamos conhecer, pelo que não suportamos, pelo que achamos inepto. Então, cada um de nós trouxe para a Cia o livro de cartas de reclamações do condomínio de seu prédio e foi aí que nos demos conta que temos mais vizinhos que imaginávamos. E eles têm opiniões e muitas reclamações. Às vezes iguais às nossas, pois reclamam das mesmas coisas, às vezes diferentes, bem diferentes de como pensamos. Mas todos, sem exceção, querem respeito, igualdade e atenção. E podemos notar também o quanto somos intolerantes e egoístas. Viver sob o mesmo corredor pode ser uma tarefa reveladora, e só no convívio com o outro nos percebemos, nos espelhamos e até nos escutamos –, comenta a diretora Inez Viana.

Ficha técnica
 
Texto: Cia OmondÉ
Direção: Inez Viana
Direção de Produção: Claudia Marques
Elenco: Cia OmondÉ – Iano Salomão, Jefferson Schroeder, Juliane Bodini, Junior Dantas, Leonardo Bricio, Luis Antonio Fortes, Marta Paret e Zé Wendell (stand in: Helder Agostini)
Iluminação: Ana Luzia Molinari de Simoni
Cenário, figurino e direção musical: Cia OmondÉ
Colaboração dramatúrgica: Helder Agostini

Colaboração coreográfica: Dani Amorim
Programação visual: Daniel de Jesus
Assessoria de imprensa: Ney Motta
Fotos de Divulgação: Elisa Mendes
Assistentes de direção: Helder Agostini e Lucas Lacerda
Assistente de produção: Thamires Trianon
Produção executiva: Jéssica Santiago
Realização: Fábrica de Eventos e Eu+Ela
 
Serviço
 
“Os inadequados”
Local: Teatro Ipanema. Rua Prudente de Morais, 824, Ipanema, Rio de Janeiro (tel. 3594-2690)
Temporada: 4 a 27 de junho, sábados e segundas às 20:30h, e domingos às 19:30h
Funcionamento da bilheteria: de quarta a domingo das 14h às 20h
Vendas pela internet: http://www.compreingressos.com
Ingresso: R$ 30,00 (inteira)
Classificação: 14 anos
Duração: 70 minutos

DEIXE UM COMENTÁRIO