Obras de Van Gogh e Matisse na exposição “O triunfo da cor. O pós-impressionismo” no CCBB Rio

Aristide Maillol (1861-1944) - Perfil de mulher (Paris, Musée d'Orsay © Musée d'Orsay, Dist. RMN-Grand Palais / Patrice Schmidt)

As obras dos grandes mestres do pós-impressionismo chegam ao Centro Cultural Banco do Brasil com apoio da Fundación MAPFRE e do Musée d’Orsay. “O triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie” apresenta 75 obras de 32 artistas que, a partir do fim do século XIX, buscaram novos caminhos para a pintura.

Após temporada no CCBB São Paulo, onde recebeu mais de 172 mil visitantes, a exposição abre ao público no CCBB Rio na próxima quarta-feira (20) e ficará em cartaz até 17 de outubro. A curadoria da exposição é assinada pelo presidente do Musée d’Orsay, Guy Cogeval, pelo diretor cultural da Fundácion MAPFRE, Pablo Jiménez Burillo, e pela curadora do Musée d’Orsay, Isabelle Cahn. 

 A Mostra apresenta obras-primas de uma geração de artistas que sucede os impressionistas, e que recebe do crítico inglês Roger Fry a designação de pós-impressionista. São obras de nomes como Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Seurat e Matisse, grandes mestres da pintura moderna, que promoveram uma verdadeira revolução estética por meio do uso da cor.

Esta é a segunda mostra que o Musée d’Orsay e a Fundación MAPFRE realizam no Brasil. A primeira foi a exposição Impressionismo: Paris e a modernidade – Obras-primas do Musée d’Orsay, consagrada como a terceira mostra mais visitada no mundo no ano de 2012, representando um marco na formação de público e uma oportunidade única de contato com obras emblemáticas do patrimônio mundial.

O Triunfo da Cor se organiza em 4 módulos, que apresentam os 75 trabalhos provenientes dos museus d’Orsay e de l’Orangerie, ambos sediados em Paris.

Pós-impressionismo com horário marcado

Assim como em todas as exposições realizadas a partir do segundo semestre de 2015, os interessados em conhecer O triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie, no Rio de Janeiro, terão a possibilidade de realizar gratuitamente o agendamento virtual das visitas, por meio do site Ingresso Rápido ou de aplicativo oferecido pelo CCBB (disponível para Android e iOS). Com o serviço, é possível planejar com facilidade o dia e o horário do passeio, evitando filas e aprimorando a experiência da visita.

Serviço
CCBB Rio

O Triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie

Abertura: 20 de julho
Término: 17 de outubro de 2016
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Local: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro, RJ
De quarta-feira a segunda-feira, de 9h às 21h
Informações: (21) 3808-2020
www.bb.com.br/cultura
www.facebook.com/ccbbrj

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO