Obras de onze artistas compõem mostra que têm como temas cabelos e perucas

A partir de 3 de junho na Galeria 1 da Caixa Cultural Rio de Janeiro

Guilherme Secchin
Guilherme Secchin

Além de ver e interagir com as obras de Anna Bella Geiger, Alfa Siqueira, Batman Zavareze, Bruno Veiga, Cabelo, Denise Araripe, Denise Moraes Gabriela Gusmão, Guilherme Secchin, Jefferson Svoboda e Toz, o público ajuda – doando palavras e levando cabelos para a confecção de novas perucas pela Fundação Laço Rosa, ONG que mantém um Banco de Perucas Online, o primeiro no país

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 3 de junho (quarta) a 26 de julho (domingo), a exposição Força na Peruca. Com curadoria de Mauro Trindade e Christina Martins e em parceria com a Fundação Laço Rosa (que apoia mulheres com câncer), a mostra apresenta obras de onze artistas espacialmente criadas em torno dos temas propostos – os cabelos e as perucas.

Jefferson Svoboda
Jefferson Svoboda

Tradicional acessório da moda, objeto integrante de rituais religiosos, símbolo de poder para reis e juízes, a peruca ganhou um novo e importante papel social desde que o combate ao câncer incluiu a quimioterapia – que faz, na maioria das vezes, com que o paciente perca o cabelo. Resgatando a autoestima de muitos pacientes, a peruca ganha novo significado – “uma nova dimensão humanitária, dentro de um espírito de superação, solidariedade, alegria e vontade de viver”, como define a jornalista Christina Martins, idealizadora e produtora da mostra, que acompanha o trabalho da Fundação Laço Rosa, de apoio às mulheres que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama.

Anna Bella Geiger e seus dois trabalhos em backlight
Anna Bella Geiger e seus dois trabalhos em backlight

“A arte engajada, que por muito tempo foi associada apenas às ideias políticas, tem a dimensão social que está lindamente representada nessa mostra”, diz o Mauro Trindade. “A arte lida com questões de vida e morte, traduz felicidade e pathos, e aqui estamos celebrando coragem e solidariedade”.

Alfa Siqueira
Alfa Siqueira

Além das obras, a exposição Força na Peruca prepara espaços de interação com o público – como uma parede para que os visitantes possam “doar palavras”, deixando frases de estímulo e coragem para quem está se tratando de câncer, além de uma área que vai receber cabelos doados para confecção de novas perucas. Quem quiser poderá levar seus fios (mínimo de 20 cm de comprimento) já cortados, presos por um elástico e acondicionados em saco plástico fechado. O material arrecadado será enviado para a Fundação Laço Rosa (www.fundacaolacorosa.com), que mantém o primeiro Banco de Perucas online do país, doando perucas para pacientes em tratamento de quimioterapia em todo o Brasil.

Uma linha do tempo, representada por várias perucas cedidas por produções teatrais e profissionais da confecção, vai compor a mostra.  Representando épocas e comportamentos, estarão exibidas perucas dos Luíses, reis da França pré-revolução, as da Corte Brasileira, as dos movimentos Black Power e Hippie, entre outros.

Sobre os artistas:

  • ANNA BELLA GEIGER Artista carioca, tem trabalhos em acervos de museus em Paris, Londres e Nova York. Obteve vários prêmios internacionais, em Cuba e na Argentina. http://www.circa2011.com.br/
  • ALFA SIQUEIRA Formada em filosofia pelo IFCS/UFRJ, atualmente cursando a Escola de Artes Visuais (EAV/RJ).  Estilista das marcas Estado Alfa e Boto Rosa.
  • BRUNO VEIGA Fotógrafo carioca, com trabalhos na Maison Européenne de la Photographie (França), Coleção Joaquim Paiva – MAM (RJ) e  Coleção Itaú de Fotografia Brasileira (SP). http://www.brunoveigafotografia.com.br/
  • CABELO – Artista plástico capixaba, cantor e compositor. Participou da X Documenta de Kassel (1997), da 26a.  Bienal de São Paulo (2004) e da 7a. Bienal do Mercosul (2009), além de coletivas em 2012, no MAM/RJ, e em  2015, na Galeria A Gentil Carioca/RJ.
  • DENISE ARARIPE – Artista plástica carioca, com formação no Rio de Janeiro, Genebra, Londres e São Paulo. Tem trabalhos em acervos como os de Gilberto Chateaubriand e BGA Artes. http://www.deniseararipe.com.br/
  • DENISE MORAES – Roteirista e diretora de cinema e de TV, na Multirio.  Seu primeiro filme, O Jaqueirão do Zeca, dirigido em parceria com Ricardo Bravo, recebeu em 2004 os prêmios de Melhor Curta no Festival do Rio (Júri oficial , ABDeC e PortaCurtas).
  • GABRIELA GUSMÃO – artista carioca, mestre em Belas Artes pelo Transart Institute, da Universidade de Plymouth (Inglaterra). Seu trabalho circula em coletivas e em individuais no Brasil, na Europa e nos EUA.
  • GUILHERME SECCHIN –  Artista plástico capixaba, radicado no Rio de Janeiro. Com exposições individuais e coletivas no Brasil, nos EUA, na França, Itália, Alemanha, Colômbia, Moçambique e Equador. http://www.gsecchin.com   


  • TOZ – artista baiano, formado em design e conhecido pelo seu trabalho no grafite. Sua primeira individual foi em 2007, em Belo Horizonte, e a mais recente exposição foi Metamorfose, no Centro Cultural Hélio Oiticica (RJ). www.galeriamovimento.com

Serviço:

Força na Peruca – obras de ALFA SIQUEIRA, estilista, ANNA BELLA GEIGER, artista plástica, BATMAN ZAVAREZE, artista multimídia, BRUNO VEIGA, fotógrafo, CABELO, artista visual, DENISE ARARIPE, pintora, DENISE MORAES, cineasta, GABRIELA GUSMÃO, artista visual, GUILHERME SECCHIN, pintor, JEFFERSON SVOBODA, pintor, TOZ, grafite e instalação.

Curadoria: MAURO TRINDADE e CHRISTINA MARTINS

Período de visitação: de 3 de junho a 26 de julho de 2015

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h

Abertura para convidados: Quinta, 2 de junho de 2015, de 18h às 21h

Visita guiada com o curador Mauro Trindade

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro /Galeria 1

Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro – Rio de Janeiro
Telefone: 21 3980-3815

Classificação Indicativa: Livre

Entrada franca

Acesso para pessoas com deficiência

Agendamento de Grupos: agendamento@gentearteirarj.com.br | (21) 3980-4898

Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui