O Rio dos Minérios em exposição nos Correios

Exposição mostra o Rio de Janeiro e toda a região dos Geraes desde o início da exploração de minérios, em comemoração aos 450 anos da cidade, com pedras preciosas que podem ser tocadas pelos visitantes

Centro Cultural Correios Rio de Janeiro apresenta, de 12 de agosto a 04 de outubro, a exposição “Os Geraes de Minas – RIO DE JANEIRO, PORTAL DA COBIÇA , com entrada gratuita. A mostra apresenta maquetes, modelos, iconografias, gemas preciosas e objetos de época, além de amostras minerais únicas, que em sua maioria, poderão ser tocadas pelos visitantes. A exposição fará um passeio histórico pela região dos “Geraes”, mostrando aspectos únicos da cidade do Rio de Janeiro durante o período de intensa exploração mineral, no ano em que celebramos os 450 anos da cidade. A mostra tem patrocínio do Correios e Governo Federal. 

A exposição “OS GERAES DE MINAS – RIO DE JANEIRO, PORTAL DA COBIÇA ” apresentará o desenvolvimento, as descobertas, a diversidade mineral, toda a geração, desenvolvimento, ocupação e exploração da região dos “Geraes”, com uma profunda base técnica e científica, traduzida de forma acessível e agradável para um público de qualquer idade. O passeio histórico se inicia na formação do Rio de Janeiro, e sua importância na exploração das riquezas minerais, que os índios, habitantes originais, desconheciam. Como se fazia a exploração, as entradas, as bandeiras.

Haverá também uma apresentação das diversas descobertas minerais, suplementadas com amostras de minerais brutos e sua utilização, incluindo muitas pedras preciosas, que serão apresentadas no seu estado natural e lapidadas (gemas). O ciclo do ouro, que durou quase dois séculos, tem destaque especial, bem como a virada na produção mineral a partir do século XIX, onde minérios como bauxita e hematita assumem a liderança, devido ao declínio do ouro e diamantes. Em paralelo, a atual exploração de outros minérios que contém um alto nível de certos metais em sua composição, elementos de utilização em produções de última geração, como o nióbio (utilizado tanto na industria aeroespacial quanto em joias e outros artefatos), criam um novo ciclo de produção.

O curador da exposição, Diógenes de Almeida Campos, ressalta que “Na oportunidade das comemorações dos quatrocentos e cinquenta anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro, enseja-se a leitura da recuperação e conquista do território, da consolidação de uma cidade, voltada para o interior, para os “GERAES”, da habilidade de escoamento, através de seu porto, dos recursos minerais descobertos, do advento de instalação da corte portuguesa, com todos os desdobramentos inerentes a esse episódio histórico.” 

Serviço:

Exposição “Os Geraes de Minas – RIO DE JANEIRO, PORTAL DA COBIÇA”
Abertura para convidados: dia 12/08 às 19:00 hs.
Visitação: de 12 de agosto a 04 de outubro.
Horário: de terça a domingo, das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro.
Classificação etária: Livre para todos os públicos.
Entrada Franca
Acesso para pessoas com deficiência
Produção: LCR Produções
Curadoria: Diogenes de Almeida Campos
Patrocínio: Correios

DEIXE UM COMENTÁRIO