foto: Suellen Leal
foto: Suellen Leal

Após o enorme sucesso dos eventos anteriores, o Projeto CO – Cia de Dança em Espaço Urbano, realiza edições extras no mês de Maio, dos Passeios Dançados pela Marechal, convidando a população do ABC Paulista para participar. Estes experimentos fazem parte do processo de criação de um novo espetáculo do Díptico das Multidões, projeto contemplado pelo edital PROAC 04/2015.

Os passeios dançados consistem em visitas guiadas pela Rua Marechal Deodoro (São Bernardo do Campo), convidando interessados pela memória e cotidiano do lugar, a explorá-lo sensorialmente.

Booking.com

Não é necessário ser dançarino e é uma ótima oportunidade de vivenciar a cidade com outro olhar!

foto: Suellen Leal
foto: Suellen Leal

EDIÇÕES DE MAIO DOS PASSEIOS DANÇADOS PELA MARECHAL
Após a enorme procura das primeiras edições realizados nos meses de Março e Abril, o Projeto CO Cia de Dança em Espaço Urbano realiza mais dois dias de Passeios Dançados pela Marechal e convida a população  para participar deste experimento que dará origem ao novo espetáculo do grupo, além de proporcionar uma vivência diferente com a cidade!

O Projeto CO é um grupo de dança que trabalha na criação de performances e intervenções para espaços urbanos com o objetivo de ativá-los sensorialmente. A poética do grupo se estrutura pela criação de imagens e de paisagens coreográficas buscando realçar as relações processadas entre corpo e ambiente em diferentes situações.  Com o projeto Díptico das Multidões, contemplado pelo edital PROAC 04/2015 do Governo do Estado de São Paulo, o grupo se prepara para a criação de um novo espetáculo e convida a população do ABC Paulista para participar de experimentos do seu processo de criação. O primeiro deles é uma série de caminhadas pelas ruas da cidade de São Bernardo do Campo.

Quem explica um pouco sobre a ação é Paula Petreca, coordenadora do projeto:  “Essa é uma ação de relacionamento com a população local, aonde vamos realizar pequenas danças em espaços históricos da cidade, criando um circuito na região central de São Bernardo, que percorreremos a pé, mesclando uma visita guiada pelos patrimônios da Rua Marechal Deodoro. Utilizaremos propostas de exploração sensível dos lugares (estimularemos os sentidos do paladar e olfato com uma proposta de pic nic, a visão com uma proposta de observação dos trajetos e o tato e a audição com uma proposta performativa). A ideia é mesclar passado e presente numa narrativa dançada, que percorre a principal rua de nossa cidade, o antigo caminho do mar.”

Como parte da pesquisa de criação de seu novo espetáculo o Projeto Co, realizou nos meses de março e abril uma série de visitas guiadas pela Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo do Campo, convidando a todos interessados pela memória e o cotidiano do lugar, a explorá-lo sensorialmente.

Com o enorme sucesso e a grande procura por parte da população, o grupo propõe agora mais dois roteiros de visitação, direcionando mais uma vez o olhar dos participantes dos passeios, para a história desta, que é a rua mais antiga da cidade, fazendo também relações com curiosidades trazidas por moradores, comerciantes e passantes que habitam o local hoje.

Não é a primeira vez que essa companhia leva dança para a cidade. Desde 2010, toda a pesquisa do grupo é voltada para a relação do corpo com o espaço urbano, considerando, sobretudo o modo como os corpos se movem moldados pela arquitetura, e também a forma como a relação entre as pessoas que transitam cotidianamente pelas ruas, pode adensar o sentido das obras de arte.

Quem coordena o projeto é a bailarina Paula Petreca, que realizou trabalhos importantes em Lisboa – Portugal (2008 a 2012), como a fundação de uma plataforma de criação de dança para espaços públicos, chamada Projeto Co, propondo o desenho em tempo real de uma coreografia a partir da interação com o espaço arquitetônico, sua paisagem sonora e sua atmosfera humana. Retornando ao Brasil em 2012, Paula ampliou o espectro de ação da plataforma Projeto Co para a pesquisa de dança em espaço urbano e passou a contar com outros artistas atuando como intérpretes em suas criações. Assim a Cia Projeto Co começou a atuar no Brasil, construindo sua história mais especificamente na região do ABC Paulista. A história da bailarina com o ABC Paulista ainda incluem passagens e trabalhos com a Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo, Centro Livre de Artes Cênicas (CLAC), ELD – Escola Livre de Dança, além de fazer parte da Coordenação Pedagógica na Escola de Dança de São Paulo/Fundação Theatro Municipal , entre outros trabalhos.

Olhar para espaços já conhecidos e ressignificá-los através de uma experiência corporal é a proposta destas caminhadas que tem a dança como fio condutor. Serão admitidos até 16 participantes por passeio, e as inscrições para a atividade devem ser feitas pelo email projetoco@gmail.com.

ROTEIRO – MAIO
Dia 21 de maio – sábado – das 15h00 às 17h00 (com lanche incluso)
Dia 22 de maio – domingo – das 10h00 às 12h00 (com lanche incluso)
Saída do nº 515 da Rua Marechal Deodoro / Chegada nº 2500 da Rua Marechal Deodoro

PUBLICO ALVO
Habitantes, trabalhadores e transeuntes do centro de São Bernardo do Campo, especialmente imediações da Rua Marechal Deodoro, rua símbolo do comércio popular. Interessa ao grupo este local, não somente pela grande circulação de pessoas, mas pela diversidade de pessoas (diferentes faixas etárias, classes sociais, profissionais, pessoas de diferentes bairros), abrindo ao trabalho um contato com uma grande abrangência de público, que não só o especializado em dança.

Ficha Técnica
Direção Artística, Pesquisa Corporal e Atuação: Paula Petreca
Pesquisa de Registro de Imagem e Atuação: Stela Ramos
Produção Geral: Kelson Barros
Colaborador na Provocação Dramatúrgica: Rodrigo Monteiro
Criação, Colaboração na Pesquisa e Atuação: Harrison Rodrigues, Juliana Silva Gonçalves, Juliana Adorno, Leticia Paschoaleti, Lucas Lopes e Rodrigo Rodrigues.
Colaboradora na Direção de Arte, Design de Vestuário e Objetos: Bruna Petreca

Colaboradores na Preparação Técnico-Poética: Alexandre Magno e Márcio Greyk
Fotos: Suellen Leal
Criação de Design Gráfico: Stela Ramos
Criação de Ambiente Sonoro: a definir

Site da Cia – https://projetoco.wordpress.com // Redes Sociais – https://facebook.com/ProjetoCo

Booking.com